Diante das inúmeras reformas que a pedagogia sofreu ao longo da historia, muitos se não a maioria dos profissionais da educação ainda usam quase que exclusivamente metodologias de ensino ultrapassadas ligadas a pedagogia tradicional, que acabam em não despertar a curiosidade e o interesse em estudar dos alunos que acham a aula chata e monótona acarretando em um nível de aprendizagem insatisfatório. Visando isso, foi proposto um projeto de intervenção com o apoio do programa PIBID/UNIFACEX, na qual buscou-se utilizar de metodologias alternativas e inovadoras de ensino, fazendo uso principalmente do lúdico, para mudar essa realidade e tornar as aulas mais prazerosas e atraentes para os discentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficácia das metodologias alternativas de ensino em contraste as abordagens mais tradicionais com relação à temática fisiologia e funções do sistema digestório dentro de uma abordagem crítica em relação à importância da alimentação saudável. Tais ações de intervenção foram realizadas na Escola Professor José Fernandes Machado, Natal/RN, sendo dividido em cinco momentos, onde o primeiro teve por objetivo diagnosticar o conhecimento da turma sobre a temática, o segundo momento, foram realizadas aulas dialogadas e interativas para embasamento teórico, no terceiro, confeccionou-se um jogo de tabuleiro utilizado como forma alternativa de avaliação e de fixação dos conhecimentos abordados, no quarto a turma foi dividida para confecção de desenhos esquemáticos e descrição das características morfofisiológicas de órgãos específicos do sistema digestório e no último momento, realizou-se uma exposição dos materiais e ações desenvolvidas ao longo do projeto, em seguida os discentes refletiram e compararam sobre as metodologias tradicionais utilizadas pela docente habitual de sala de aula com aquelas desenvolvidas no presente projeto, ambas abordando a mesma temática. Com a utilização das práticas alternativas de ensino, constatamos que os discentes demonstraram um maior interesse em participar das atividades propostas, interagindo com a problemática apresentada e possibilitando uma aprendizagem mais significativa se comparado aos modelos tradicionais. Utilizando desses métodos inovadores na abordagem da temática estudada, verificou-se grande melhoria na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes e em sua formação como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, por meio do despertar da curiosidade, prazer aos estudos e por proporcionar a sensibilização de mudanças dos hábitos alimentares, possibilitando a melhoria da saúde dos discentes abordados.