APRENDENDO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO UTILIZANDO METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15467 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2190 "inscrito_id" => 3963 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO UTILIZANDO METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO." "resumo" => "Diante das inúmeras reformas que a pedagogia sofreu ao longo da historia, muitos se não a maioria dos profissionais da educação ainda usam quase que exclusivamente metodologias de ensino ultrapassadas ligadas a pedagogia tradicional, que acabam em não despertar a curiosidade e o interesse em estudar dos alunos que acham a aula chata e monótona acarretando em um nível de aprendizagem insatisfatório. Visando isso, foi proposto um projeto de intervenção com o apoio do programa PIBID/UNIFACEX, na qual buscou-se utilizar de metodologias alternativas e inovadoras de ensino, fazendo uso principalmente do lúdico, para mudar essa realidade e tornar as aulas mais prazerosas e atraentes para os discentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficácia das metodologias alternativas de ensino em contraste as abordagens mais tradicionais com relação à temática fisiologia e funções do sistema digestório dentro de uma abordagem crítica em relação à importância da alimentação saudável. Tais ações de intervenção foram realizadas na Escola Professor José Fernandes Machado, Natal/RN, sendo dividido em cinco momentos, onde o primeiro teve por objetivo diagnosticar o conhecimento da turma sobre a temática, o segundo momento, foram realizadas aulas dialogadas e interativas para embasamento teórico, no terceiro, confeccionou-se um jogo de tabuleiro utilizado como forma alternativa de avaliação e de fixação dos conhecimentos abordados, no quarto a turma foi dividida para confecção de desenhos esquemáticos e descrição das características morfofisiológicas de órgãos específicos do sistema digestório e no último momento, realizou-se uma exposição dos materiais e ações desenvolvidas ao longo do projeto, em seguida os discentes refletiram e compararam sobre as metodologias tradicionais utilizadas pela docente habitual de sala de aula com aquelas desenvolvidas no presente projeto, ambas abordando a mesma temática. Com a utilização das práticas alternativas de ensino, constatamos que os discentes demonstraram um maior interesse em participar das atividades propostas, interagindo com a problemática apresentada e possibilitando uma aprendizagem mais significativa se comparado aos modelos tradicionais. Utilizando desses métodos inovadores na abordagem da temática estudada, verificou-se grande melhoria na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes e em sua formação como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, por meio do despertar da curiosidade, prazer aos estudos e por proporcionar a sensibilização de mudanças dos hábitos alimentares, possibilitando a melhoria da saúde dos discentes abordados." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, LÚDICO, SISTEMA DIGESTÓRIO, PROJETO DE INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3963_08092015203507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELTON ALVES RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "WELTON JÚNIOR" "autor_email" => "weltonjunior1994@hotmail." "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15467 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2190 "inscrito_id" => 3963 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO UTILIZANDO METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO." "resumo" => "Diante das inúmeras reformas que a pedagogia sofreu ao longo da historia, muitos se não a maioria dos profissionais da educação ainda usam quase que exclusivamente metodologias de ensino ultrapassadas ligadas a pedagogia tradicional, que acabam em não despertar a curiosidade e o interesse em estudar dos alunos que acham a aula chata e monótona acarretando em um nível de aprendizagem insatisfatório. Visando isso, foi proposto um projeto de intervenção com o apoio do programa PIBID/UNIFACEX, na qual buscou-se utilizar de metodologias alternativas e inovadoras de ensino, fazendo uso principalmente do lúdico, para mudar essa realidade e tornar as aulas mais prazerosas e atraentes para os discentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficácia das metodologias alternativas de ensino em contraste as abordagens mais tradicionais com relação à temática fisiologia e funções do sistema digestório dentro de uma abordagem crítica em relação à importância da alimentação saudável. Tais ações de intervenção foram realizadas na Escola Professor José Fernandes Machado, Natal/RN, sendo dividido em cinco momentos, onde o primeiro teve por objetivo diagnosticar o conhecimento da turma sobre a temática, o segundo momento, foram realizadas aulas dialogadas e interativas para embasamento teórico, no terceiro, confeccionou-se um jogo de tabuleiro utilizado como forma alternativa de avaliação e de fixação dos conhecimentos abordados, no quarto a turma foi dividida para confecção de desenhos esquemáticos e descrição das características morfofisiológicas de órgãos específicos do sistema digestório e no último momento, realizou-se uma exposição dos materiais e ações desenvolvidas ao longo do projeto, em seguida os discentes refletiram e compararam sobre as metodologias tradicionais utilizadas pela docente habitual de sala de aula com aquelas desenvolvidas no presente projeto, ambas abordando a mesma temática. Com a utilização das práticas alternativas de ensino, constatamos que os discentes demonstraram um maior interesse em participar das atividades propostas, interagindo com a problemática apresentada e possibilitando uma aprendizagem mais significativa se comparado aos modelos tradicionais. Utilizando desses métodos inovadores na abordagem da temática estudada, verificou-se grande melhoria na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes e em sua formação como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, por meio do despertar da curiosidade, prazer aos estudos e por proporcionar a sensibilização de mudanças dos hábitos alimentares, possibilitando a melhoria da saúde dos discentes abordados." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, LÚDICO, SISTEMA DIGESTÓRIO, PROJETO DE INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3963_08092015203507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELTON ALVES RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "WELTON JÚNIOR" "autor_email" => "weltonjunior1994@hotmail." "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }