Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUA(GEM) E DIALOGISMO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES BAKHTINIANAS PARA O GÊNERO TIRINHA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: GÊNERO TIRINHA, ENUNCIAÇÃO DIALÓGICA, INTERAÇÃO VERBAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007).

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