Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UM IDEAL PARA A QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO SANTA VERÔNICA – DAMIÃO/PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, ASSENTAMENTOS RURAIS, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o significado da educação enquanto um indicador de qualidade de vida de famílias de agricultores em assentamentos rurais de reforma agrária, tomando como local de estudo o projeto de assentamento Santa Verônica, localizado no município de Damião/PB. O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado na qual se objetivou compreender os elementos que constituem-se como indicadores de qualidade de vida de famílias em assentamentos rurais. A categoria qualidade de vida foi utilizada no trabalho principalmente de acordo com a perspectiva de Sen, Buarque e Gomes. Para atender aos objetivos propostos adotamos a pesquisa qualitativa, embora tenha sido imprescindível o uso de recursos quantitativos como os questionários, cuja utilização inicialmente nos permitiu conhecer os diferentes aspectos sociais, econômicos e ambientais do local de estudo. Posteriormente foram realizadas as entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral dos informantes, o que juntamente com a observação direta e o registro das informações em diário de campo contribuiu para a construção e compreensão da história social do grupo. A educação é um direito que atualmente tem se tornado mais acessível a estas famílias de agricultores historicamente excluídas das benesses do desenvolvimento do país, no entanto, na experiência do assentamento ela ainda opera com muitas fragilidades. Apesar disso, a educação é pensada como uma categoria essencial para a realização da qualidade de vida além de representar um investimento necessário para ultrapassar as situações de pobreza e exclusão social.

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