FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16049 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2064 "inscrito_id" => 2348 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Ao submergimos no mundo da formação de docentes, compreendemos a importância e a necessidade de uma formação continuada para o exercício da prática pedagógica, visto que o professor é considerado o ator fundamental na construção da sociedade do conhecimento em um contexto de transformações e novas exigências. A partir de pesquisas bibliográficas realizadas e uma reflexão plausível do tema em questão durante a disciplina Profissão Docente do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, percebemos a necessidade de discutirmos e refletir esse tema cuidadosamente. O presente estudo tem como finalidade refletir sobre a formação continuada para o exercício da prática docente, como forma de proporcionar uma formação significativa e uma mudança na postura e no fazer pedagógico, promovendo uma maior articulação entre teoria e prática. Percebe-se que é necessário aos docentes uma formação reflexiva e autônoma, já que os conhecimentos teóricos de hoje serão transformados nas práticas do amanhã. É necessário buscar incessantemente a formação continuada, pois o docente que reflete sobre suas ações sempre estará em constante formação, assim possibilitando novas investigações, novas maneiras e ações de ensinar ajudando seus alunos no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do mesmo, aprimorando seus métodos e agregando seus conhecimentos empíricos e teóricos à sua prática. A capacidade crítica e criativa desenvolve-se pelo estudo dos conteúdos e pelo desenvolvimento de métodos de raciocínio, de investigação e de reflexão, desta maneira chegou-se a conclusão que o professor dever ser um profissional pesquisador-reflexivo para o processo de ensino-aprendizagem na sua prática, fazendo uma ação-reflexão-ação sobre sua atuação." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2348_08092015190035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁH CRISTINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DINÁH CRISTINA" "autor_email" => "dinah_christina@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16049 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2064 "inscrito_id" => 2348 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Ao submergimos no mundo da formação de docentes, compreendemos a importância e a necessidade de uma formação continuada para o exercício da prática pedagógica, visto que o professor é considerado o ator fundamental na construção da sociedade do conhecimento em um contexto de transformações e novas exigências. A partir de pesquisas bibliográficas realizadas e uma reflexão plausível do tema em questão durante a disciplina Profissão Docente do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, percebemos a necessidade de discutirmos e refletir esse tema cuidadosamente. O presente estudo tem como finalidade refletir sobre a formação continuada para o exercício da prática docente, como forma de proporcionar uma formação significativa e uma mudança na postura e no fazer pedagógico, promovendo uma maior articulação entre teoria e prática. Percebe-se que é necessário aos docentes uma formação reflexiva e autônoma, já que os conhecimentos teóricos de hoje serão transformados nas práticas do amanhã. É necessário buscar incessantemente a formação continuada, pois o docente que reflete sobre suas ações sempre estará em constante formação, assim possibilitando novas investigações, novas maneiras e ações de ensinar ajudando seus alunos no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do mesmo, aprimorando seus métodos e agregando seus conhecimentos empíricos e teóricos à sua prática. A capacidade crítica e criativa desenvolve-se pelo estudo dos conteúdos e pelo desenvolvimento de métodos de raciocínio, de investigação e de reflexão, desta maneira chegou-se a conclusão que o professor dever ser um profissional pesquisador-reflexivo para o processo de ensino-aprendizagem na sua prática, fazendo uma ação-reflexão-ação sobre sua atuação." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2348_08092015190035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁH CRISTINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DINÁH CRISTINA" "autor_email" => "dinah_christina@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }