O presente trabalho é um exercício de pesquisa qualitativa realizado na Associação Remanescente Quilombola, localizada em Pau-Ferrado, área rural do município de Lagoa dos Gatos, Agreste de Pernambuco. O mesmo como principal objetivo conhecer quais as experiências educativas de combate ao racismo desenvolvidas pela Associação dos Remanescentes Quilombolas de Pau-Ferrado-PE, analisando o reflexo de tais práticas na Associação e identificando os principais preconceitos sofridos pelos quilombolas de Pau-Ferrado. Para tanto realizou-se um aprofundamento teórico onde foram trazidos para a discussão autores que tratam de questões referentes ao povo negro, bem como de seus principais desafios, tais como: Cardoso (2002), Borges (2002) e Gomes (2002 e 2012), e que por tanto trazem contribuições relevantes para uma melhor compreensão da temática tratada neste trabalho. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, realizamos observação participante e conversas informais com os sujeitos do campo de pesquisa. Nossos dados demonstram que a Associação Remanescentes Quilombolas de Pau-Ferrado tomou consciência da gravidade das práticas racistas em suas vidas e passou a assumir uma luta contra o racismo e ao convencimento de outras pessoas no combate ao mesmo realizando para tanto, dentre outras coisas, reuniões, seminários e palestras.
Palavras-Chave: Quilombola, Racismo, Educação para as relações étnico-raciais.