RESUMO: Esta pesquisa está vinculada ao Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), que envolve de forma colaborativa as instituições de ensino superiores Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Dentre as equipes do núcleo da UEPB, a equipe Provas e Demonstrações Matemática é responsável por estudar a utilização de provas e demonstrações no ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico. Diante do exposto com essa pesquisa tínhamos o objetivo de investigar as crenças e concepções dos alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual situada na cidade de Areia, Paraíba sobre as provas e demonstrações matemáticas. A coleta de dados foi realizada por meio de uma redação aplicada a estes alunos. De início apresentamos aportes teóricos que norteiam a inserção e importância do processo de provar e demonstrar nas aulas de Matemática e em seguida a análise dos dados realizada através da extração de trechos do texto produzido pelos alunos, que mostram como estes enxergam a Matemática, as provas e as demonstrações. De acordo com os resultados, acreditamos que os alunos veem a Matemática apenas com um olhar voltado para o empirismo, enfatizando a importância da mesma na resolução de problemas do cotidiano ocasionando certa rejeição ao caráter dedutivo da Matemática.