Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS UNIVERSITÁRIAS DE ESTUDANTES DA FAVELA DA MARÉ/RJ

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, CAMADAS POPULARES Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A expansão do ensino superior através do REUNI e a implementação do Novo ENEM como forma de ingresso em instituições públicas federais tem como objetivo a democratização no acesso de camadas populares à universidade. Entretanto, para que o ensino superior seja democrático, políticas públicas de devem assegurarem o acesso, a permanência e a conclusão no curso universitário. Desse modo, este trabalho, ainda em desenvolvimento, reflete sobre as políticas públicas de acesso e permanência, de universitários da favela da Maré, em universidades públicas do Rio de Janeiro. Pretende analisar a trajetória de vida e universitária desses estudantes, os processos escolares, estratégias para ingressarem e concluírem o curso superior. Além de verificar, através do relato dos estudantes, se as políticas públicas direcionadas às instituições federais (Reuni, Novo ENEM, Lei nº 12.711, PNAES) e estaduais do Rio de Janeiro (Lei nº 5346, de 11 de dezembro de 2008) de fato democratizam o acesso e a permanência de pobres em instituições públicas de ensino.

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