A proposta de estudar sobre os processos das vantagens e desvantagens do uso das mídias digitais no âmbito das políticas públicas da inclusão digital, desponta da necessidade de conhecer a relevância dos cursos vigentes para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação Social (TIC´s) ao contexto educativo. Este trabalho tem com o objetivo geral analisar as possíveis contribuições do Curso do ProInfo para incorporação das TIC´s na prática educativa dos professores da Educação Básica na rede pública de ensino, como facilitador nas práticas pedagógicas. E tem como objetivos específicos: i) Compreender junto aos professores os limites e possibilidades na utilização das TIC´s na prática pedagógica; ii) Analisar as práticas de utilização do laboratório de informática, bem como os recursos multimídias ofertados pelo ProInfo; iii) Identificar as principais mídias telemáticas utilizadas pelos professores na prática pedagógica. Para alcançar tais objetos, utilizou-se como modalidade a pesquisa de campo com víeis em estudo de caso. Acredita-se ser possível investigar as percepções dos professores com relação às contribuições dos cursos do ProInfo na exploração das potencialidades pedagógicas das novas TIC´s, uma vez que, estaremos buscando respostas mediante a análise de informações fornecidas por um grupo que estará interagindo e envolvido com o objeto de estudo. Numa época marcada pela descoberta desenfreada de saberes, o uso das TIC´s torna-se fundamental. Bem conduzida às TIC´s fomentam outras descobertas, outros conhecimentos.