RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16912 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7429_29082015233301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA EVÂNIA SOUZA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA EVÂNIA" "autor_email" => "naniasouza1984@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16912 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7429_29082015233301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA EVÂNIA SOUZA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA EVÂNIA" "autor_email" => "naniasouza1984@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }