Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: PROJETO, ESCOLA, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16912
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1122
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7429_29082015233301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EVÂNIA SOUZA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA EVÂNIA"
    "autor_email" => "naniasouza1984@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16912
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1122
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR E SEQUÊNCIAL REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7429_29082015233301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EVÂNIA SOUZA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA EVÂNIA"
    "autor_email" => "naniasouza1984@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.