FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16056 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA" "resumo" => "A presente proposta de extensão visa propiciar a integração entre a universidade e a escola de educação básica por meio de um projeto de extensão que propõe refletir com professores do ensino fundamental, anos finais, sobre o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, utilizando como recursos o acervo bibliográfico, enviado pelo MEC para as escolas públicas, e a ferramenta digital blog. A formação continuada está sendo concebida como uma ação que garante ao professor/cursista a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos e estratégias nas áreas em que atua; sem falar da importância de introduzir novas tecnologias ao ensino de língua portuguesa, principalmente, com o intuito de dinamizar as aulas, e desta forma, a utilização de redes sociais como o blog torna-se um grande aliado neste processo de ressignificação que o ensino vem passando, deste a popularização da internet e dos computadores pessoais. A metodologia está embasada na proposta de pesquisa-ação, por meio da qual, formadores e cursistas estabelecem interação de maneira participativa, desenvolvendo as ideias propostas pelo projeto, aliando teoria e prática. A operacionalização compreende a realização de oficinas quinzenais, perfazendo um total de 80 horas. Por meio da formação, pretendemos proporcionar ao professor espaço sistemático de atualização de saberes, de reflexão conjunta e de investigação acerca de questões relacionadas à leitura e à escrita na escola. Pretende-se ao final do projeto que os professores tenham incorporado a sua prática em sala de aula o uso do blog como ferramenta dinamizadora das aulas de língua e literatura, especificamente no trabalho com a leitura e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, BLOG, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID567_06092015201034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA KARYNE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA KARYNE" "autor_email" => "fernandakoliveira@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16056 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 567 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA" "resumo" => "A presente proposta de extensão visa propiciar a integração entre a universidade e a escola de educação básica por meio de um projeto de extensão que propõe refletir com professores do ensino fundamental, anos finais, sobre o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, utilizando como recursos o acervo bibliográfico, enviado pelo MEC para as escolas públicas, e a ferramenta digital blog. A formação continuada está sendo concebida como uma ação que garante ao professor/cursista a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos e estratégias nas áreas em que atua; sem falar da importância de introduzir novas tecnologias ao ensino de língua portuguesa, principalmente, com o intuito de dinamizar as aulas, e desta forma, a utilização de redes sociais como o blog torna-se um grande aliado neste processo de ressignificação que o ensino vem passando, deste a popularização da internet e dos computadores pessoais. A metodologia está embasada na proposta de pesquisa-ação, por meio da qual, formadores e cursistas estabelecem interação de maneira participativa, desenvolvendo as ideias propostas pelo projeto, aliando teoria e prática. A operacionalização compreende a realização de oficinas quinzenais, perfazendo um total de 80 horas. Por meio da formação, pretendemos proporcionar ao professor espaço sistemático de atualização de saberes, de reflexão conjunta e de investigação acerca de questões relacionadas à leitura e à escrita na escola. Pretende-se ao final do projeto que os professores tenham incorporado a sua prática em sala de aula o uso do blog como ferramenta dinamizadora das aulas de língua e literatura, especificamente no trabalho com a leitura e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, BLOG, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID567_06092015201034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA KARYNE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA KARYNE" "autor_email" => "fernandakoliveira@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }