A presente proposta de extensão visa propiciar a integração entre a universidade e a escola de educação básica por meio de um projeto de extensão que propõe refletir com professores do ensino fundamental, anos finais, sobre o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, utilizando como recursos o acervo bibliográfico, enviado pelo MEC para as escolas públicas, e a ferramenta digital blog. A formação continuada está sendo concebida como uma ação que garante ao professor/cursista a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos e estratégias nas áreas em que atua; sem falar da importância de introduzir novas tecnologias ao ensino de língua portuguesa, principalmente, com o intuito de dinamizar as aulas, e desta forma, a utilização de redes sociais como o blog torna-se um grande aliado neste processo de ressignificação que o ensino vem passando, deste a popularização da internet e dos computadores pessoais. A metodologia está embasada na proposta de pesquisa-ação, por meio da qual, formadores e cursistas estabelecem interação de maneira participativa, desenvolvendo as ideias propostas pelo projeto, aliando teoria e prática. A operacionalização compreende a realização de oficinas quinzenais, perfazendo um total de 80 horas. Por meio da formação, pretendemos proporcionar ao professor espaço sistemático de atualização de saberes, de reflexão conjunta e de investigação acerca de questões relacionadas à leitura e à escrita na escola. Pretende-se ao final do projeto que os professores tenham incorporado a sua prática em sala de aula o uso do blog como ferramenta dinamizadora das aulas de língua e literatura, especificamente no trabalho com a leitura e escrita.