Introdução: partindo do pressuposto de que o processo educacional é algo dinâmico e sofre alterações constantes, a disciplina de Estagio Básico IV - Processos Educacionais do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, propõe um estágio básico em uma escola pública para os discentes do 5º período. A escola escolhida para o estágio encontra-se em Uiraúna, alto sertão paraibano. O intuito do estágio é analisar o contexto educacional diante das diversas vertentes estabelecidas no espaço escolar. No decorrer do estagio foi possível, analisar a estrutura da escola através do Projeto Político Pedagógico (PPP), como também observar o material utilizado em sala, as relações estabelecidas no processo de ensino/aprendizagem e as relações interpessoais. Objetivo: observar todo contexto da sala de aula, analisar o comportamento de um aluno específico em sala, suas relações com os colegas, com a professora e também coletar dados da vivencia desse aluno através de uma entrevista com a mãe do mesmo. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma entrevista estruturada aplicada a professora e a responsável pelo o aluno, com o propósito de conhecer melhor a dinâmica escolar e familiar do aluno em questão. Resultados: através das observações feitas em sala de aula, das informações obtidas com a professora e a entrevista realizada com a mãe do aluno observado, foi possível se chegar a um resultado de que o comportamento inadequado apresentado pelo aluno em sala de aula trata-se de diversas características de um suposto transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: A partir desta hipótese diagnóstica levantada, fazendo um paralelo com o cotidiano escolar vivido durante o estágio, foi possível perceber a importância de termos um olhar voltado não somente para a aprendizagem e sim para todo o processo educacional, inclusive, para as diversas singularidades e especificidades que compõem a individualidade de cada aluno em sala de aula.