O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores. Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.