O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA DA DIALOGICIDADE EM UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16371 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2468 "inscrito_id" => 3431 "titulo" => "O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA DA DIALOGICIDADE EM UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O presente artigo resulta de um projeto de pesquisa mais amplo sobre educação popular e movimento social, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Outras Economias (NOEs) no estado de Pernambuco, e busca colaborar com a reflexão acerca da vivência e experiência, no cotidiano de uma Organização Não-Governamental (ONG), do princípio da dialogicidade da educação popular, por meio de uma análise biblográfica sobre educação popular e movimento social, além do próprio estudo de caso. Intenta, no entanto, contribuir na problematização das condições teórico-práticas da corporificação dos princípios desta educação. Especial destaque é dado às relações estabelecidas entre os integrantes da ONG. Parece-nos crucial perceber as contradições, as controversas e os dissensos que permeiam as práticas socioeducativas dos movimentos sociais no contexto atual. O percurso metodológico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa em causa aproximou-se do método de Estudo de Caso Alargado (Extend case method), que se encontra na chamada ciencia reflexiva à etnografia. A observação participante pariférica foi a abordagem metodológica escolhida, uma vez que foi estabelecido um determinado grau de implicação com o terreno, no intuito de captar a visão de mundo dos sujeitos. Como um dos resultados desta pesquisa, foi possível concluir que os princípios da educação popular - aqui destacamos o princípio da dialogicidade - são, por vezes, bastante subvertidos na cotidianidade de movimentos sociais e ONGs. Subversão esta que torna-se condição limite para o desenvolvimento de práticas socioeducativas enquanto educação libertadora e práxis (ação transformadora)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTO SOCIAL, DIALOGICIDADE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID3431_09092015113955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO DE FRANÇA LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO FRANÇA" "autor_email" => "cristiano.fralima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO / NÚCLEO DE PESQUISA OUTRAS ECONOMIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16371 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2468 "inscrito_id" => 3431 "titulo" => "O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA DA DIALOGICIDADE EM UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O presente artigo resulta de um projeto de pesquisa mais amplo sobre educação popular e movimento social, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Outras Economias (NOEs) no estado de Pernambuco, e busca colaborar com a reflexão acerca da vivência e experiência, no cotidiano de uma Organização Não-Governamental (ONG), do princípio da dialogicidade da educação popular, por meio de uma análise biblográfica sobre educação popular e movimento social, além do próprio estudo de caso. Intenta, no entanto, contribuir na problematização das condições teórico-práticas da corporificação dos princípios desta educação. Especial destaque é dado às relações estabelecidas entre os integrantes da ONG. Parece-nos crucial perceber as contradições, as controversas e os dissensos que permeiam as práticas socioeducativas dos movimentos sociais no contexto atual. O percurso metodológico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa em causa aproximou-se do método de Estudo de Caso Alargado (Extend case method), que se encontra na chamada ciencia reflexiva à etnografia. A observação participante pariférica foi a abordagem metodológica escolhida, uma vez que foi estabelecido um determinado grau de implicação com o terreno, no intuito de captar a visão de mundo dos sujeitos. Como um dos resultados desta pesquisa, foi possível concluir que os princípios da educação popular - aqui destacamos o princípio da dialogicidade - são, por vezes, bastante subvertidos na cotidianidade de movimentos sociais e ONGs. Subversão esta que torna-se condição limite para o desenvolvimento de práticas socioeducativas enquanto educação libertadora e práxis (ação transformadora)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTO SOCIAL, DIALOGICIDADE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID3431_09092015113955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO DE FRANÇA LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO FRANÇA" "autor_email" => "cristiano.fralima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO / NÚCLEO DE PESQUISA OUTRAS ECONOMIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }