Este trabalho discute resultados de uma experiência pedagógica vivenciada na disciplina “Educação Ambiental” do Curso Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas de uma Escola Técnica, oferecido a alunos(as) concluintes do Ensino Médio que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Sua proposta focaliza problemas socioambientais existentes nos espaços urbano-rurais (Memória e ambiente, Ecologia e Ecossistemas, Revolução industrial e consumo, Sustentabilidade e racionalidade, Ética e Cuidado ambiental, Formação do sujeito ecológico), provocados pela ação humana no ambiente. Neste trabalho, atenta-se para resultados relacionados ao conteúdo “Lixo, ambiente e reciclagem” em que se trabalhou práticas de consumo, descarte e acúmulo de resíduos sólidos no ambiente urbano. Metodologicamente, este conteúdo foi acrescido das atividades de segregação e acondicionamento de resíduos em recipientes diferentes realizados pelos alunos em suas residências, além de os mesmos participarem de uma visita a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos (ARENSA), a fim de ampliarem conhecimentos teórico-práticos acerca das formas de reciclagem e de descartes residuais. Neste sentido, depoimentos de alunos(as) coletados em sala de aula revelam que saberes atitudinais acerca do manejo com resíduos ambientais, sobretudo residenciais, foram (re)significados. Também, revelam mudanças conceituais frente ao consumo, à produção e ao acúmulo de resíduos no ambiente local e global, especificamente quanto às práticas de reciclagem realizadas por ‘catadores’ de resíduos produzidos no espaço urbano, significando o seu trato final e de reaproveitamento. Esta proposta contribui para informar sobre a política dos 5Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Restaurar), tendo em vista a formação do sujeito ecológico.