SILVA, Jaqueline Souza Dos Santos. Alfabetização e letramento digitais na educação básica. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15395>. Acesso em: 24/11/2024 16:29
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente do computador e da internet, em sala de aula, precisam ser enfocadas nas práticas escolares de língua portuguesa, principalmente nas formações continuadas do professores dessa fase de escolarização. Ainda, mesmo nesse tempo denominado como Era da Informação, as TIC permanecem como um espaço de transmissão de informações, ao passo que deveríamos observá-las enquanto mediadoras de um conhecimento que deve ser depurado e produzido pelo aprendiz. É preciso, pois, promover o letramento e a alfabetização digitais, tanto do professor como do aluno, com o propósito de contribuir significativamente para a inclusão dos aprendizes no ciberespaço e nos eventos de letramento que subjazem as práticas sociais de leitura e escrita, como também para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de (multi)letramento.