As exigências da vida contemporânea têm sugerido novas configurações aos modelos educativos. Deste jeito, olhar para o educando como um ser em construção, que necessita de formação e mediação aos diversos saberes, é imprescindível, porém, não é tão fácil acompanhar tantas mudanças, refletir as práticas educativas, planejar ações didáticas eficientes, entender qual o papel e objetivo maior da educação, estas e outras são questões desafiadoras. Por isso, para nortear o estudo decidimos ter como subsídio os documentos que regem a educação, como forma de resgatar o dever, os princípios e fins da educação, relacionados sempre com a pesquisa bibliográfica embasada, a luz dos vários teóricos e pesquisadores. Para enriquecer o estudo também nos apoiamos nas vivências, troca de ideias e experiências, estratégias eficientes e possíveis intervenções no processo educacional escolar, todas priorizando a formação integral dos educandos. Para tanto, almejamos alcançar o principal objetivo que é apresentar contribuições às práticas educativas docentes para a formação integral dos educandos. Os resultados foram analisados de forma comparativa com os documentos e as fundamentações bibliográficas do estudo, concluindo que: as práticas educativas devem ser fundadas e conexas com os documentos principais da educação, e, que estas práticas podem ser refletidas, avaliadas e interessadas sempre na formação plena e emancipação do aluno.