A Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros. Sendo essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Por isso, a questão ambiental precisa ser trabalhada com toda sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais serão adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, com sua família e vizinhos. Sendo assim a fim de conscientizar os alunos resolveu-se montar uma maquete representativa do manguezal. Onde uma parte seria um manguezal degradado pelas ações humanas e a outra parte seria um manguezal onde não houvesse interferências degradativas. Por isso, é preciso que a escola não trabalhe somente com informações e conceitos, ou seja, só na teoria, é importante que o tema transversal seja uma ferramenta utilizada para que o aluno possa aprender de forma dinâmica. O uso da maquete possibilitou a estimulação da capacidade cognitiva de cada aluno, fazendo com que eles tenham um pensamento mais crítico, fortalecendo assim suas aprendizagens adquiridas com o decorrer da aula ministrada. Quando o aluno envolvesse com as problemáticas fica mais fácil conscientizar e sensibilizar esse aluno.