Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 288
"LAMPIÃO E MARIA BONITA EM BUSCA DA QUÍMICA DO AMOR": TEATRO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUSEU INTERATIVO “SEARA DA CIÊNCIA”

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA, MUSEU DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação não-formal deve ter caráter universal e ser acessível a todos os grupos sociais. Ela é aprendida principalmente em espaços como Museus e Centros de Ciências (MCC). A divulgação científica é voltada à circulação de informação em ciência e tecnologia para o público em geral, implicando em traduzir fatos e princípios da ciência em linguagem acessível à população leiga. O teatro é uma atividade possível e desejável em MCC visando fornecer mecanismos de comunicação em massa que informem, divirtam e sensibilizassem o expectador para questões científicas. Sabendo disso, procurou-se analisar o papel de divulgação científica da peça “Lampião e Maria Bonita em busca da Química do amor” no âmbito do museu interativo “Seara da Ciência”. A pesquisa se valeu de dados bibliográficos e documentais, além da realização de entrevistas semiestruturadas com o autor e com um de seus atores; acompanhamento do elenco durante os ensaios e observações de apresentações. Ocorreram cerca de 20 apresentações desde a elaboração da peça até agora, sendo o público-alvo estudantes e egressos do Ensino Médio. As adaptações a partir do texto original vão desde a diminuição do tempo de duração e a adoção de uma linguagem mais simples até a inclusão de elementos musicais. As adaptações potencializaram seu caráter de divulgação científica, tornando-a mais dinâmica e adequada ao seu público alvo. Iniciativas como a produção e a execução de representações teatrais como essa devem ser incentivadas, pois a união entre arte e ciências contribui para a divulgação de ambas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.