Este estudo teve como objetivo analisar as (re)construções das práticas de ensino do sistema de escrita alfabética desenvolvidas por uma professora que participava do curso de formação continuada oferecido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e atuava no 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Caruaru-PE. Interessava-nos analisar mais detidamente os aspectos que contribuíam ou não para (re)construção das práticas de ensino do sistema de escrita alfabética desenvolvidas pela professora em sala de aula. Utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento e a análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo do tipo temática categorial (BARDIN, 1979). Os resultados dessa investigação apontaram que, as práticas de ensino desta docente são bem diversificadas, enfatizando a dimensão do letramento, é bem marcante o uso de gêneros textuais relacionados com a realidade das crianças, além da utilização do acervo de obras complementares (distribuídos pelo PNLD) com fins interdisciplinares. Outro aspecto relevante da prática desta docente é a presença da ludicidade em suas atividades. Concluímos, portanto, que a docente se apropriou de alguns elementos presentes na formação do PNAIC para reconstruir sua prática