A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15336 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1582 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO" "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão sobre a filosofia da linguagem na escola pública no sentido de mostrar que a teoria baktiniana vai além da Retórica e do Verbo. A principal motivação para o desenvolvimento deste trabalho foi contribuir para a prática pedagógica metodológica do ensino de Língua Portuguesa, levando em consideração a teoria dialógica de cunho bakhtiniano nos estudos e análises da comunicação e da produção oral e escrita de alunos do Ensino Médio. Por sua vez, a teoria de Bakhtin é uma reflexão ideológica que faz sentido na vida dos estudantes que frequentam as escolas públicas. A metodologia dialógica bakhtiniana fixa a aprendizagem numa concepção discursiva e, além do mais, instaura a alteridade e a intersubjetividade, portanto, destaca-se a natureza social da enunciação do sujeito sob uma ideologia. Essa teoria vai além da retórica e do verbo porque a formação da aprendizagem dar-se no princípio da interação entre os sujeitos. E foi com esta pesquisa em quatro (4) escolas públicas estaduais da Região Centro-Sul do Ceará que ficou visível que as escolas que aplicam a teoria bakhtiniana são aquelas que obtém melhores resultados nas avaliações internas e externas .Isso porque a teoria bakhtiniana respeita a heterogeneidade, a rotatividade do sentido sincrônico e diacrônico; possibilitando uso e funcionalidade da linguagem a favor de uma aprendizagem significativa do ensino da língua materna." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "FILOSOFIA DA LINGUAGUEM, BAKHTIN, APRENDIZAGEM DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID1991_07092015185837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DAS NEVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAN CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15336 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1582 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO" "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão sobre a filosofia da linguagem na escola pública no sentido de mostrar que a teoria baktiniana vai além da Retórica e do Verbo. A principal motivação para o desenvolvimento deste trabalho foi contribuir para a prática pedagógica metodológica do ensino de Língua Portuguesa, levando em consideração a teoria dialógica de cunho bakhtiniano nos estudos e análises da comunicação e da produção oral e escrita de alunos do Ensino Médio. Por sua vez, a teoria de Bakhtin é uma reflexão ideológica que faz sentido na vida dos estudantes que frequentam as escolas públicas. A metodologia dialógica bakhtiniana fixa a aprendizagem numa concepção discursiva e, além do mais, instaura a alteridade e a intersubjetividade, portanto, destaca-se a natureza social da enunciação do sujeito sob uma ideologia. Essa teoria vai além da retórica e do verbo porque a formação da aprendizagem dar-se no princípio da interação entre os sujeitos. E foi com esta pesquisa em quatro (4) escolas públicas estaduais da Região Centro-Sul do Ceará que ficou visível que as escolas que aplicam a teoria bakhtiniana são aquelas que obtém melhores resultados nas avaliações internas e externas .Isso porque a teoria bakhtiniana respeita a heterogeneidade, a rotatividade do sentido sincrônico e diacrônico; possibilitando uso e funcionalidade da linguagem a favor de uma aprendizagem significativa do ensino da língua materna." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "FILOSOFIA DA LINGUAGUEM, BAKHTIN, APRENDIZAGEM DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID1991_07092015185837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DAS NEVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAN CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }