Este artigo analisa a abordagem étnico-racial em sala de aula a partir da Literatura Infantil com o conto “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, e o filme “A princesa e o sapo” (2008, dir. John Musker, Ron Clements) e tem por objetivo contribuir para uma análise crítica sobre a necessidade da construção de uma educação para as relações étnico-raciais, com respeito as diferenças em sala de aula desde a Educação Infantil, a fim de diminuir tanto o preconceito quanto a discriminação na sociedade. Vale destacar também que deve haver uma valorização por parte do corpo docente na utilização de filmes como recurso pedagógico, bem como estimular na criança o prazer pela leitura de contos em sala de aula, promovendo assim, um ensino atrativo. A partir do personagem central Tiana, analiso em sala de aula as suas características físicas, socioeconômicas, cultural, dentre outros, de uma jovem negra com uma beleza encantadora, bem como a personagem Menina Bonita do conto citado anteriormente, e dessa forma levar os alunos a perceberem a beleza de uma jovem/menina afrodescendente, e dessa forma contribuir para a erradicação do preconceito na sociedade.
Palavras-chave: Educação étnico-racial, Educação Infantil, respeito às diferenças.