PIRES, Viviane Almeida et al.. Formação e didática do professor de língua portuguesa. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16073>. Acesso em: 21/11/2024 23:53
O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno.