FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16073 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1687 "inscrito_id" => 6207 "titulo" => "FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6207_08092015002500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE ALMEIDA PIRES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE PIRES" "autor_email" => "vivianemat26@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16073 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1687 "inscrito_id" => 6207 "titulo" => "FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6207_08092015002500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE ALMEIDA PIRES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE PIRES" "autor_email" => "vivianemat26@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }