Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16073
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1687
    "inscrito_id" => 6207
    "titulo" => "FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6207_08092015002500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ALMEIDA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE PIRES"
    "autor_email" => "vivianemat26@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16073
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1687
    "inscrito_id" => 6207
    "titulo" => "FORMAÇÃO E DIDÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6207_08092015002500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ALMEIDA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE PIRES"
    "autor_email" => "vivianemat26@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a prática docente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, com o intuito de entrar em contato com a dinâmica do processo de ensino e distinguir a metodologia e a didática aplicada que proporcione reflexões críticas que discutidas possam subsidiar estudos e produções sobre a prática pedagógica. Além de identificar os recursos e procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para desenvolver suas atividades em sala de aula, bem como verificar o nível de aprendizagem na aula como também a participação dos alunos. A observação foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Aparecida-PB. Verificaram-se também os níveis de interação entre os sujeitos no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, foram elencados alguns aspectos sobre a importância da didática e suas contribuições na formação do Professor de Língua Portuguesa, confrontando os procedimentos metodológicos atualmente utilizados com as abordagens de ensino propostas por Mizukami (1986). Faz-se necessário buscar ou criar novos procedimentos que facilite tanto o trabalho do professor, como também, uma significativa aprendizagem do aluno. Portanto, foi estabelecida uma comparação entre os dados levantados na observação e os referenciais estudados, no qual se pode afirmar que obtivemos resultados positivos com relação à prática de ensino de Língua Portuguesa. As reflexões suscitadas neste cenário auxiliam no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades docentes, visando à compreensão de vários fatores que influenciam diretamente no processo educativo e na relação professor/aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.