Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIAL DAS PRAIAS URBANAS DA CIDADE DO NATAL (RIO GRANDE DO NORTE) PARA AULAS DE CAMPO EM ENSINO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Palavra-chaves: ARRECIFES, POÇAS DE MARÉ, MANGUEZAL Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As praias do Forte, Meio e Artistas situam-se entre as coordenadas 05°76’26´´S e 35°19´46´´W, na zona urbana da cidade do Natal, em município homônimo, capital do Estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. O presente estudo tem por objetivo investigar o potencial das praias urbanas (praia do Meio e praia do Forte), da cidade do Natal (RN) a fim de caracterizar as ferramentas de ação nelas presentes que possibilitem a efetivação do ensino em Zoologia e Educação Ambiental em seu aspecto interdisciplinar. A metodologia de pesquisa constou de visitas em campo onde foram observados elementos pertinentes à biodiversidade animal, acessibilidade e antropizações. Essa última categoria diz respeito à presença de itens que reflitam o uso antrópico da área, bem como as eventuais modificações à paisagem. As visitas em campo realizada em junho e julho de 2015 constaram de registro fotográfico e anotações em diário de campo a respeito dos aspectos pertinentes à paisagem natural e antropizações. Os espécimes biológicos foram identificados segundo bibliografia especializada e por consulta aos exemplares depositados na coleção de invertebrados do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN. Considerando a diversidade faunística observada, a qual é conspícua e de fácil visualização durante as baixas-mares com cotas inferiores a 0.3, consideramos as praias do Forte e do Meio, como opções relevantes para a divulgação de conteúdos pertinentes à Educação Ambiental e às disciplinas de Zoologia e Ecologia através de aulas e visitas de campo monitoradas por profissionais habilitados tendo por público alvo discentes de ensino médio, fundamental ou superior (seja em cursos de graduação ou pós-graduação). Outrossim, tal visita em campo pode ser utilizada para ministrar conteúdos sobre os princípios do Direito do Meio Ambiente dispostos no art. 225 da Constituição Federal de 1988, contribuindo assim para a efetivação do princípio da educação ambiental segundo diretrizes da Convenção da Biodiversidade e Política Nacional da Biodiversidade.

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