Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O SABER E O FAZER: UM POUCO DE LÚDICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15977 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 2028 "titulo" => "ENTRE O SABER E O FAZER: UM POUCO DE LÚDICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática através do lúdico e sua abordagem para a sala de aula. Dialogamos a partir de algumas atividades executadas junto aos alunos do ensino fundamental II, numa pesquisa realizada em 2014 com 67 alunos das turmas de 6º e 7º ano nas aulas de Ciências, que mostram a possibilidade em tratar tanto o exigido pelo currículo para o desenvolvimento de competências e habilidades, como também, integrar estratégias que motivem e coloquem os alunos no centro do processo. O estudo aborda a execução de algumas oficinas ao passo que discute os resultados obtidos trazendo à luz da importância do ensino de Ciências Naturais e possibilidades acessíveis para o trabalho em sala de aula. Consideramos que o ensino de Ciências Naturais permite a flexibilidade para ações que envolvam teoria e prática, o saber e o fazer, além disso, trazemos a abertura para discussões sobre o ensino e concomitante o que pensam alguns autores. O presente estudo deixa ainda propostas para novas pesquisas nessa corrente de pensamento, atentando como este, para o desenvolvimento e aprendizagem significativa através de atividades com tons de ludicidade.O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática atr" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2028_05092015182120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENNEFE VICENCIA BENDITO" "autor_nome_curto" => "DENNEFE" "autor_email" => "dennefe.ly@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15977 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 2028 "titulo" => "ENTRE O SABER E O FAZER: UM POUCO DE LÚDICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática através do lúdico e sua abordagem para a sala de aula. Dialogamos a partir de algumas atividades executadas junto aos alunos do ensino fundamental II, numa pesquisa realizada em 2014 com 67 alunos das turmas de 6º e 7º ano nas aulas de Ciências, que mostram a possibilidade em tratar tanto o exigido pelo currículo para o desenvolvimento de competências e habilidades, como também, integrar estratégias que motivem e coloquem os alunos no centro do processo. O estudo aborda a execução de algumas oficinas ao passo que discute os resultados obtidos trazendo à luz da importância do ensino de Ciências Naturais e possibilidades acessíveis para o trabalho em sala de aula. Consideramos que o ensino de Ciências Naturais permite a flexibilidade para ações que envolvam teoria e prática, o saber e o fazer, além disso, trazemos a abertura para discussões sobre o ensino e concomitante o que pensam alguns autores. O presente estudo deixa ainda propostas para novas pesquisas nessa corrente de pensamento, atentando como este, para o desenvolvimento e aprendizagem significativa através de atividades com tons de ludicidade.O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática atr" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LÚDICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2028_05092015182120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENNEFE VICENCIA BENDITO" "autor_nome_curto" => "DENNEFE" "autor_email" => "dennefe.ly@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de estratégias e ações para o diálogo entre teoria e prática através do lúdico e sua abordagem para a sala de aula. Dialogamos a partir de algumas atividades executadas junto aos alunos do ensino fundamental II, numa pesquisa realizada em 2014 com 67 alunos das turmas de 6º e 7º ano nas aulas de Ciências, que mostram a possibilidade em tratar tanto o exigido pelo currículo para o desenvolvimento de competências e habilidades, como também, integrar estratégias que motivem e coloquem os alunos no centro do processo. O estudo aborda a execução de algumas oficinas ao passo que discute os resultados obtidos trazendo à luz da importância do ensino de Ciências Naturais e possibilidades acessíveis para o trabalho em sala de aula. Consideramos que o ensino de Ciências Naturais permite a flexibilidade para ações que envolvam teoria e prática, o saber e o fazer, além disso, trazemos a abertura para discussões sobre o ensino e concomitante o que pensam alguns autores. O presente estudo deixa ainda propostas para novas pesquisas nessa corrente de pensamento, atentando como este, para o desenvolvimento e aprendizagem significativa através de atividades com tons de ludicidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.