Neste artigo refletimos sobre a relação entre processo e instrumentos de avaliação com base no trabalho com portfólios acadêmicos, realizada a partir da experiência docente em dois cursos de licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no CERES/Caico. A ênfase recai no trabalho realizado com a escrita de portfólio acadêmico, respaldada na literatura, tomando como interface os estudos sobre as duas temáticas. O objetivo deste trabalho é apresentar as vivências de escrita do portfólio e compartilhar com outros educadores e formadores, para uma possível reflexão e novas experiências e seus registros em função da melhoria do ensino, principalmente no espaço público. Exemplifica-se uma alternativa metodológica através da construção de portfólio pelo potencial de inovar a prática de avaliação possibilitando ao aluno licenciando uma reflexão sobre sua aprendizagem e das situações de ensino, além de oportunizar a vivência e diferentes instrumentos de avaliação. Nossa abordagem foi qualitativa, desenvolvendo-se a partir do levantamento bibliográfico e dos dados coletados nos portfólios dos alunos, que analisados demonstraram a eficiência de práticas inovadoras de avaliação e da construção de uma postura reflexiva e autoavaliativa.