O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que está sendo desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação, na Universidade de Pernambuco, a qual tem por objetivo investigar possibilidades de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Para fundamentação teórica, recorreu-se a CRUSOÉ (2014); FAZENDA (1999); FREIRE (1996); MORIN (2014); SILVA (2009); THIOLLENT (2011); . No que toca às opções metodológicas deste estudo, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação, tendo como técnica de coleta de dados um grupo focal com professores, supervisores e gestores de três escolas que servem de lócus para a pesquisa. Como resultados preliminares, é possível identificar que os docentes, sujeitos da investigação, tendem a estruturar suas práticas pedagógicas em alguns aspectos da interdisciplinaridade, pois utilizam a integração de temáticas, uma vez que o município possui uma agenda mensal de planejamento que concentra temas geradores, a partir dos quais os professores tendem a construir seu trabalho pedagógico de maneira integrada. As conclusões a que se chegou até o momento, apontam que os professores, já materializam em sua prática pedagógica aspectos da interdisciplinaridade, uma vez que utilizam blocos temáticos com temas geradores para a construção do processo de ensino-aprendizagem e utilizam estratégias didático-pedagógicas que permitem relacionar as áreas do conhecimento. Todavia, não conseguem engajar-se num processo de investigação, redescoberta e construção coletiva do conhecimento, ignorando a divisão do conhecimento em disciplinas para compartilhar ideias, ações e reflexões.