A disciplina de Estágio Supervisionado é de grande importância na formação docente, pois permite ao aluno uma visão crítica e reflexiva em função da realidade escolar. Nesse contexto, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco procurou-se descrever a importância do estágio para a formação docente, onde o estagiário pôde vivenciar uma problemática no ensino de química e consequentemente intervir em tal situação. Foi aplicada uma sequência didática para 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração total de 6 horas. Buscou-se envolver nas questões situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno e questões simples com o objetivo de avaliar se a atividade foi eficiente no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos ácidos-bases. Os resultados obtidos mostram que a intervenção do estagiário, através da contextualização dos conceitos químicos, proporcionou uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação e desinteresse dos alunos é a principal causa do grande número de reprovação e evasão no Ensino Básico.