Sabe-se que as metodologias adotadas pelos professores em sala de aula podem influenciar drasticamente no aprendizado de seus alunos, onde estes podem interessar-se mais ou não pelo que é lecionado. Todavia, nem sempre os docentes têm vivenciado experiências o bastante para desenvolverem-se de forma adequada e, consequentemente, estarem preparados para este desafio a mais. Deste modo, uma das possibilidades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, é permitir a alunos universitários a oportunidade de aprimorar-se enquanto futuro profissional da educação. Nisto, este artigo vem relatar e analisar duas experiências vividas pela mesma bolsista com duas turmas diferentes (terceira e primeira série de ensino médio), por meio do Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas de campo, na modalidade pesquisa-ação, e bibliográficas. Tomando isto por base, este artigo visa avaliar as metodologias utilizadas nas duas situações, identificando possíveis resultados plausíveis, lacunas a serem preenchidas e problemas a serem sanados, buscando estratégias mais eficazes para obter respostas mais satisfatórias.