COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15623 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL" "resumo" => "RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2054_05092015163755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNY KELLY DE OLIVEIRA CIDELINO" "autor_nome_curto" => "TATIANNY CIDELIN" "autor_email" => "tacidelino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15623 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS: EXPERIMENTANDO A FOTOGRAFIA COM O PROJETO PATOS, UM OLHAR DIGITAL" "resumo" => "RESUMO: o trabalho intitulado Comunicação, cultura digital e usos de mídias: experimentando a fotografia com o projeto Patos, um olhar digital surgiu a partir do interesse provocado pela fotografia e da necessidade de aliar ferramentas digitais ao desenvolvimento do macrocampo comunicação, cultura digital e uso de mídias que é uma área inserida no currículo das escolas de Ensino Médio Inovador. Esse macrocampo refere-se a uma disciplina de uso tecnológico que visa aproximar os alunos das tecnologias e mídias digitais, dentro dessa perspectiva torna-se necessário a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas que aproximem os alunos da tecnologia da informação e comunicação. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da utilização da fotografia como ferramenta pedagógica e do desenvolvimento do Projeto Patos, um olhar digital com alunos da rede pública de uma escola de Ensino Médio Inovador, oportunizando a reflexão dessa ferramenta e seu uso didático pedagógico. A metodologia consistiu na realização de aulas teóricas, e no laboratório de informática, estudo sobre a história da cidade, seleção dos locais a serem fotografados, análise e seleção das fotografias e a exposição cultural fotográfica. A mídia visual fotográfica apresentou aos alunos os aspectos significativos da cidade em suas diferentes visões. A atividade pedagógica instigou o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas durante o projeto, melhorando o rendimento dos alunos nas atividades realizadas e no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS, FOTOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROJETOS PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID2054_05092015163755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNY KELLY DE OLIVEIRA CIDELINO" "autor_nome_curto" => "TATIANNY CIDELIN" "autor_email" => "tacidelino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }