O ensino de Ciências frequentemente vem sendo trabalhado de forma descontextualizada e tradicionalista, sendo alvo do desinteresse por parte dos alunos. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma nova proposta de incentivo para os graduandos à prática docente e consequentemente para o desenvolvimento de atividades que possam alavancar os índices educacionais das escolas. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos acerca das atividades práticas com uso de materiais recicláveis desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID de biologia. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março no município de Arapiraca - AL com alunos matriculados no oitavo ano, especificamente, nas aulas de Ciências. Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática com o intuito de aprofundar os conhecimentos acerca da utilização de materiais alternativos nas aulas de Ciências como ferramenta didática. Posteriormente, foi aplicado um questionário semi estruturado para avaliar a ação dos bolsistas em sala de aula. Conforme os dados obtidos, observamos que a maioria dos alunos demonstrou interesse nas novas metodologias de ensino desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, 75% dos deles responderam que as práticas desenvolvidas auxiliam no aprendizado, verificou – se ainda que os discentes consideram importante a utilização de atividades diferenciadas em sala de aula. Portanto constatou-se que houve uma grande aceitação por parte dos alunos em relação às ações propostas pelos bolsistas de Ciências Biológicas efetuadas na escola de educação básica, o que mostra a necessidade de uma proposta diferenciada para o ensino de ciências.