LIMA, Jária Suéldes Alves De et al.. Gêneros textuais: considerações e procedimentos. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16103>. Acesso em: 21/11/2024 19:35
O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares.