GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16103 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 6234 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS" "resumo" => "O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, DIVERSIDADE, FUNÇÃO SOCIAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6234_09092015115604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÁRIA LIMA" "autor_email" => "jariasu@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16103 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 6234 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS" "resumo" => "O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, DIVERSIDADE, FUNÇÃO SOCIAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6234_09092015115604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÁRIA LIMA" "autor_email" => "jariasu@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }