Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, DIVERSIDADE, FUNÇÃO SOCIAL, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16103
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2477
    "inscrito_id" => 6234
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS"
    "resumo" => "O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, DIVERSIDADE, FUNÇÃO SOCIAL, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6234_09092015115604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA LIMA"
    "autor_email" => "jariasu@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16103
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2477
    "inscrito_id" => 6234
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS: CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS"
    "resumo" => "O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, DIVERSIDADE, FUNÇÃO SOCIAL, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6234_09092015115604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA LIMA"
    "autor_email" => "jariasu@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo aborda algumas considerações relativas quanto ao uso dos gêneros e tipos textuais no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, tendo em vista a relevância dos professores dominarem as bases teóricas que orientam esses conteúdos e otimizar suas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, discutiremos alguns aspectos teóricos e apresentaremos uma sequência de atividades, desenvolvida em turmas do nível fundamental (6º e 9º ano), de escolas da rede pública municipal e estadual, localizadas no município de Currais Novos/RN, na qual se enfatiza a diversidade e a função social dos gêneros. Para isso, nos pautamos nos pressupostos teóricos de Thiollent (2009); Sparano (2012); Marcuschi (2008); Koch (2006); Kleiman (2001); Souza; Corti; Mendonça (2012) e PCN (1998). A metodologia utilizada segue orientações da pesquisa-ação e o uso dos seguintes instrumentais para coleta de dados: imagens fotográficas, produção de cartazes e anotações de campo. A análise dos corpus evidencia a necessidade de se abordar o uso social da escrita e o papel dos gêneros nas interações sociais. Desse modo, objetivamos despertar o interesse dos docentes para a importância de oportunizarem o aprendizado da leitura e da escrita a partir da diversidade de textos em sala de aula e da língua como prática social, uma vez que constituem aspectos relevantes e favoráveis que auxiliam os educandos na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora dos contextos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.