Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE APLICAÇÃO EM IGARASSU: APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA EDUCAÇÃO PRESENTES NO PENSAMENTO FREIREANO?

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, SUSTENTABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, PENSAMENTO FREIREANO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16759
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1577
    "inscrito_id" => 6736
    "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE APLICAÇÃO EM IGARASSU: APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA EDUCAÇÃO PRESENTES NO PENSAMENTO FREIREANO?"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi organizada e está sendo desenvolvida a partir de uma proposta do Grupo de Pesquisa: O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso Paulo Freire, é um grupo que integra professores de quatro instituições de educação superior. Nela foi estabelecido como objetivo geral investigar se as práticas educativas numa Escola de Aplicação em Igarassu se aproximam ou se distanciam dos indicadores de sustentabilidade para educação presentes no pensamento freireano. A pesquisa foi de campo, descritiva, com análise qualitativa realizada em uma escola de aplicação de uma Faculdade da Cidade de Igarassu. Para coleta de dados foram aplicados questionários a 312 alunos, 09 professores e 03 funcionários que fazem parte da equipe de gestão escolar. Foram também observadas 35 aulas em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e em turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Estando na fase de analisar os dados, tem-se constado um distanciamento dos indicadores de sustentabilidade para educação, presentes no pensamento freireano na prática educativa vivenciada na escola investigada considerando apenas a análise iniciada dos questionários respondidos pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, SUSTENTABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, PENSAMENTO FREIREANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6736_07092015181215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NHELMA MAGDA BARBALHO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NHELMA MAGDA"
    "autor_email" => "nhelmamagda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16759
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1577
    "inscrito_id" => 6736
    "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE APLICAÇÃO EM IGARASSU: APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA EDUCAÇÃO PRESENTES NO PENSAMENTO FREIREANO?"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi organizada e está sendo desenvolvida a partir de uma proposta do Grupo de Pesquisa: O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso Paulo Freire, é um grupo que integra professores de quatro instituições de educação superior. Nela foi estabelecido como objetivo geral investigar se as práticas educativas numa Escola de Aplicação em Igarassu se aproximam ou se distanciam dos indicadores de sustentabilidade para educação presentes no pensamento freireano. A pesquisa foi de campo, descritiva, com análise qualitativa realizada em uma escola de aplicação de uma Faculdade da Cidade de Igarassu. Para coleta de dados foram aplicados questionários a 312 alunos, 09 professores e 03 funcionários que fazem parte da equipe de gestão escolar. Foram também observadas 35 aulas em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e em turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Estando na fase de analisar os dados, tem-se constado um distanciamento dos indicadores de sustentabilidade para educação, presentes no pensamento freireano na prática educativa vivenciada na escola investigada considerando apenas a análise iniciada dos questionários respondidos pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, SUSTENTABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, PENSAMENTO FREIREANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6736_07092015181215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NHELMA MAGDA BARBALHO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NHELMA MAGDA"
    "autor_email" => "nhelmamagda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa foi organizada e está sendo desenvolvida a partir de uma proposta do Grupo de Pesquisa: O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso Paulo Freire, é um grupo que integra professores de quatro instituições de educação superior. Nela foi estabelecido como objetivo geral investigar se as práticas educativas numa Escola de Aplicação em Igarassu se aproximam ou se distanciam dos indicadores de sustentabilidade para educação presentes no pensamento freireano. A pesquisa foi de campo, descritiva, com análise qualitativa realizada em uma escola de aplicação de uma Faculdade da Cidade de Igarassu. Para coleta de dados foram aplicados questionários a 312 alunos, 09 professores e 03 funcionários que fazem parte da equipe de gestão escolar. Foram também observadas 35 aulas em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e em turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Estando na fase de analisar os dados, tem-se constado um distanciamento dos indicadores de sustentabilidade para educação, presentes no pensamento freireano na prática educativa vivenciada na escola investigada considerando apenas a análise iniciada dos questionários respondidos pelos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.