Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO SUBJACENTES AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A avaliação escolar, suas evoluções e consequências no processo de ensino- aprendizagem, tem sido palco de inúmeras discussões em todas as áreas do conhecimento, haja vista o risco de sua redução ao mero controle, classificação e mensuração de notas. Verificar o rendimento do aluno no decorrer de um período ou no decorrer de todas as aulas é uma atividade bastante complexa, que envolve um alto grau de conhecimento do professor em relação aos discentes, uma maior dedicação a eles e atualização constante por parte do docente. Tal complexidade se acentua particularmente na área da Educação Física, uma vez que historicamente esta se volta muito mais para o desenvolvimento de habilidades/capacidades físicas do que cognitivas e/ou intelectuais. Nesse contexto, surge a questão motivadora desse estudo: qual(is) concepção(ções) de avaliação norteia(m) as práticas de ensino dos professores de Educação Física? Com isso, objetivamos especificamente verificar a percepção dos professores da referida disciplina acerca da(s) concepção(ções) avaliativas que subjazem as suas práticas pedagógicas. O presente trabalho consiste em um estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir de um questionário com oito perguntas subjetivas direcionadas a quatro professores de Educação Física, que lecionam no ensino fundamental II de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande (PB). Foi possível verificar um hibridismo nas práticas avaliativas dos docentes, que ora se mostram influenciados pela abordagem tradicional ora revelam-se envolvidos com a abordagem crítica. Sendo que de um modo geral o professor vem tentando modificar a situação atual da Educação Física na escola, valorizando essa disciplina e mostrando sua importância.

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