CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15658 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1513 "inscrito_id" => 5983 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a construção de modelos didáticos no ensino dos conteúdos da disciplina de ciências é uma alternativa viável para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento, da participação e do empenho do aluno, propiciando a promoção de uma aprendizagem mais significativa. O seguinte trabalho objetivou facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos complexos e abstratos da disciplina de ciências através da construção de modelos didáticos, com 34 alunos de uma turma do 6º ano A do ensino fundamental de uma Escola da Rede Privada de João Pessoa-PB. O trabalho teve como pressupostos teóricos metodológicos, os princípios de um projeto pedagógico de intervenção. O trabalho foi desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2014. Sendo ministradas4 aulas sobre a temática Universo e Sistema Solar, e posteriormente, durante 3 aulas seguintes,a confecção de modelos tridimensionais da via láctea e do sistema solar, com intuito de promover uma aprendizagem significativa por parte dos alunos em relação a temática abordada nas aulas através de uma prática lúdico-criativa. Diante disso, foi possível observar ao longo da execução do projeto, a empolgação, motivação e empenho dos alunos diante da proposta de mesclar teoria e prática, como também pela oportunidade de participarem como agentes ativos na construção do conhecimento. Por meio desse projeto foi possível reafirmar a importância dos modelos didáticos como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5983_07092015114015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA CARVALHO PEDROSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CARVALHO" "autor_email" => "natalia.carvalho.ps@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15658 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1513 "inscrito_id" => 5983 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a construção de modelos didáticos no ensino dos conteúdos da disciplina de ciências é uma alternativa viável para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento, da participação e do empenho do aluno, propiciando a promoção de uma aprendizagem mais significativa. O seguinte trabalho objetivou facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos complexos e abstratos da disciplina de ciências através da construção de modelos didáticos, com 34 alunos de uma turma do 6º ano A do ensino fundamental de uma Escola da Rede Privada de João Pessoa-PB. O trabalho teve como pressupostos teóricos metodológicos, os princípios de um projeto pedagógico de intervenção. O trabalho foi desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2014. Sendo ministradas4 aulas sobre a temática Universo e Sistema Solar, e posteriormente, durante 3 aulas seguintes,a confecção de modelos tridimensionais da via láctea e do sistema solar, com intuito de promover uma aprendizagem significativa por parte dos alunos em relação a temática abordada nas aulas através de uma prática lúdico-criativa. Diante disso, foi possível observar ao longo da execução do projeto, a empolgação, motivação e empenho dos alunos diante da proposta de mesclar teoria e prática, como também pela oportunidade de participarem como agentes ativos na construção do conhecimento. Por meio desse projeto foi possível reafirmar a importância dos modelos didáticos como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5983_07092015114015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA CARVALHO PEDROSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CARVALHO" "autor_email" => "natalia.carvalho.ps@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }