Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a construção de modelos didáticos no ensino dos conteúdos da disciplina de ciências é uma alternativa viável para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento, da participação e do empenho do aluno, propiciando a promoção de uma aprendizagem mais significativa. O seguinte trabalho objetivou facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos complexos e abstratos da disciplina de ciências através da construção de modelos didáticos, com 34 alunos de uma turma do 6º ano A do ensino fundamental de uma Escola da Rede Privada de João Pessoa-PB. O trabalho teve como pressupostos teóricos metodológicos, os princípios de um projeto pedagógico de intervenção. O trabalho foi desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2014. Sendo ministradas4 aulas sobre a temática Universo e Sistema Solar, e posteriormente, durante 3 aulas seguintes,a confecção de modelos tridimensionais da via láctea e do sistema solar, com intuito de promover uma aprendizagem significativa por parte dos alunos em relação a temática abordada nas aulas através de uma prática lúdico-criativa. Diante disso, foi possível observar ao longo da execução do projeto, a empolgação, motivação e empenho dos alunos diante da proposta de mesclar teoria e prática, como também pela oportunidade de participarem como agentes ativos na construção do conhecimento. Por meio desse projeto foi possível reafirmar a importância dos modelos didáticos como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de ciências.