Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAR EM NOVAS PRÁTICAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SER PROFESSOR

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, IDENTIDADE, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16679
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1399
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "PENSAR EM NOVAS PRÁTICAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SER PROFESSOR"
    "resumo" => "O presente trabalho baseia-se na apresentação de reflexões e análises concernentes a utilização de novas práticas de ensino, no sentido de propor colaborações para a formação dos graduandos e a (re) construção da identidade do ser professor nos tempos atuais. O interesse pelas discussões da temática levantada parte de observações dos variáveis contextos em sala de aula, por meio de intervenções no âmbito do PIBID/CAPES/UEPB na E.E.E.F.M. São Sebastião em Campina Grande-PB, e pesquisas feitas durante o estudo de alguns componentes relacionados as práticas pedagógicas em Geografia. Para tanto, as discussões compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e implantação de propostas relacionadas a práticas de ensino que, por meio de suas dinâmicas, sejam capazes de minimizar alguns aspectos tradicionais presentes no contexto de sala de aula, que tornam as disciplinas enfadonhas e pouco importantes na opinião dos alunos, que se veem inseridos em uma rotina de aulas desprovidas de afetividade e de inovações que caminhem no sentido de ampliação de seus conhecimentos, bem como a de constituição da identidade e prazer pela docência por parte dos professores. Em confluência com demais aspectos pedagógicos do ensino, o presente trabalho objetiva colaborar com ampliações de debates voltados para a ressignificação do prazer em compartilhar conhecimentos e constituir em meio a sala de aula um espaço para análises e aprendizagens relacionadas aos conteúdos e a realidade dos sujeitos envolvidos no campo educacional, contribuindo com suas formações enquanto sujeitos integrantes do espaço social e de enriquecimento de posturas críticas e autônomas de cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, IDENTIDADE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2569_05092015210116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA TAVARES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA LOPES"
    "autor_email" => "giovanatavareslp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16679
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1399
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "PENSAR EM NOVAS PRÁTICAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SER PROFESSOR"
    "resumo" => "O presente trabalho baseia-se na apresentação de reflexões e análises concernentes a utilização de novas práticas de ensino, no sentido de propor colaborações para a formação dos graduandos e a (re) construção da identidade do ser professor nos tempos atuais. O interesse pelas discussões da temática levantada parte de observações dos variáveis contextos em sala de aula, por meio de intervenções no âmbito do PIBID/CAPES/UEPB na E.E.E.F.M. São Sebastião em Campina Grande-PB, e pesquisas feitas durante o estudo de alguns componentes relacionados as práticas pedagógicas em Geografia. Para tanto, as discussões compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e implantação de propostas relacionadas a práticas de ensino que, por meio de suas dinâmicas, sejam capazes de minimizar alguns aspectos tradicionais presentes no contexto de sala de aula, que tornam as disciplinas enfadonhas e pouco importantes na opinião dos alunos, que se veem inseridos em uma rotina de aulas desprovidas de afetividade e de inovações que caminhem no sentido de ampliação de seus conhecimentos, bem como a de constituição da identidade e prazer pela docência por parte dos professores. Em confluência com demais aspectos pedagógicos do ensino, o presente trabalho objetiva colaborar com ampliações de debates voltados para a ressignificação do prazer em compartilhar conhecimentos e constituir em meio a sala de aula um espaço para análises e aprendizagens relacionadas aos conteúdos e a realidade dos sujeitos envolvidos no campo educacional, contribuindo com suas formações enquanto sujeitos integrantes do espaço social e de enriquecimento de posturas críticas e autônomas de cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, IDENTIDADE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2569_05092015210116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA TAVARES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA LOPES"
    "autor_email" => "giovanatavareslp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho baseia-se na apresentação de reflexões e análises concernentes a utilização de novas práticas de ensino, no sentido de propor colaborações para a formação dos graduandos e a (re) construção da identidade do ser professor nos tempos atuais. O interesse pelas discussões da temática levantada parte de observações dos variáveis contextos em sala de aula, por meio de intervenções no âmbito do PIBID/CAPES/UEPB na E.E.E.F.M. São Sebastião em Campina Grande-PB, e pesquisas feitas durante o estudo de alguns componentes relacionados as práticas pedagógicas em Geografia. Para tanto, as discussões compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e implantação de propostas relacionadas a práticas de ensino que, por meio de suas dinâmicas, sejam capazes de minimizar alguns aspectos tradicionais presentes no contexto de sala de aula, que tornam as disciplinas enfadonhas e pouco importantes na opinião dos alunos, que se veem inseridos em uma rotina de aulas desprovidas de afetividade e de inovações que caminhem no sentido de ampliação de seus conhecimentos, bem como a de constituição da identidade e prazer pela docência por parte dos professores. Em confluência com demais aspectos pedagógicos do ensino, o presente trabalho objetiva colaborar com ampliações de debates voltados para a ressignificação do prazer em compartilhar conhecimentos e constituir em meio a sala de aula um espaço para análises e aprendizagens relacionadas aos conteúdos e a realidade dos sujeitos envolvidos no campo educacional, contribuindo com suas formações enquanto sujeitos integrantes do espaço social e de enriquecimento de posturas críticas e autônomas de cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.