O presente trabalho baseia-se na apresentação de reflexões e análises concernentes a utilização de novas práticas de ensino, no sentido de propor colaborações para a formação dos graduandos e a (re) construção da identidade do ser professor nos tempos atuais. O interesse pelas discussões da temática levantada parte de observações dos variáveis contextos em sala de aula, por meio de intervenções no âmbito do PIBID/CAPES/UEPB na E.E.E.F.M. São Sebastião em Campina Grande-PB, e pesquisas feitas durante o estudo de alguns componentes relacionados as práticas pedagógicas em Geografia. Para tanto, as discussões compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e implantação de propostas relacionadas a práticas de ensino que, por meio de suas dinâmicas, sejam capazes de minimizar alguns aspectos tradicionais presentes no contexto de sala de aula, que tornam as disciplinas enfadonhas e pouco importantes na opinião dos alunos, que se veem inseridos em uma rotina de aulas desprovidas de afetividade e de inovações que caminhem no sentido de ampliação de seus conhecimentos, bem como a de constituição da identidade e prazer pela docência por parte dos professores. Em confluência com demais aspectos pedagógicos do ensino, o presente trabalho objetiva colaborar com ampliações de debates voltados para a ressignificação do prazer em compartilhar conhecimentos e constituir em meio a sala de aula um espaço para análises e aprendizagens relacionadas aos conteúdos e a realidade dos sujeitos envolvidos no campo educacional, contribuindo com suas formações enquanto sujeitos integrantes do espaço social e de enriquecimento de posturas críticas e autônomas de cidadania.