Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15164
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Em meio as discussões no que concerne à formação inicial de professores percebemos a importância dos estágios supervisionados para uma maior efetivação desta. É de suma importância a discussão do estágio supervisionado como um espaço de formação, assim possibilitando tanto ao professor quanto ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente, e só assim através da produção de saberes, refletir a prática docente, e é isto que propusemos destacar neste trabalho. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo mostrar as narrativas de estágio numa perspectiva relacional de teoria e prática a fim de subsidiar na formação inicial do licenciado em Geografia. Para tal, utilizamos como aporte teórico: Carlotto (2002), Cavalcanti (2012), Lira (2013), Pontuschka (2007), entre outros. Percebemos então, que a realização do estágio vêm trazendo para nós, futuros professores, o prazer de ser mais um na incansável luta pela educação. O caminho à percorrer é árduo, algo perceptível a cada dia que entramos nas escolas e participamos de uma aula, de reuniões, de encontros pais e mestres, percebemos que é preciso paciência e acima de tudo ética para enfrentar o longo caminho que nos espera."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3546_17082015142754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BARBOZA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOUZA"
    "autor_email" => "eduardosouza369@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15164
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Em meio as discussões no que concerne à formação inicial de professores percebemos a importância dos estágios supervisionados para uma maior efetivação desta. É de suma importância a discussão do estágio supervisionado como um espaço de formação, assim possibilitando tanto ao professor quanto ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente, e só assim através da produção de saberes, refletir a prática docente, e é isto que propusemos destacar neste trabalho. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo mostrar as narrativas de estágio numa perspectiva relacional de teoria e prática a fim de subsidiar na formação inicial do licenciado em Geografia. Para tal, utilizamos como aporte teórico: Carlotto (2002), Cavalcanti (2012), Lira (2013), Pontuschka (2007), entre outros. Percebemos então, que a realização do estágio vêm trazendo para nós, futuros professores, o prazer de ser mais um na incansável luta pela educação. O caminho à percorrer é árduo, algo perceptível a cada dia que entramos nas escolas e participamos de uma aula, de reuniões, de encontros pais e mestres, percebemos que é preciso paciência e acima de tudo ética para enfrentar o longo caminho que nos espera."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3546_17082015142754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BARBOZA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOUZA"
    "autor_email" => "eduardosouza369@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Em meio as discussões no que concerne à formação inicial de professores percebemos a importância dos estágios supervisionados para uma maior efetivação desta. É de suma importância a discussão do estágio supervisionado como um espaço de formação, assim possibilitando tanto ao professor quanto ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente, e só assim através da produção de saberes, refletir a prática docente, e é isto que propusemos destacar neste trabalho. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo mostrar as narrativas de estágio numa perspectiva relacional de teoria e prática a fim de subsidiar na formação inicial do licenciado em Geografia. Para tal, utilizamos como aporte teórico: Carlotto (2002), Cavalcanti (2012), Lira (2013), Pontuschka (2007), entre outros. Percebemos então, que a realização do estágio vêm trazendo para nós, futuros professores, o prazer de ser mais um na incansável luta pela educação. O caminho à percorrer é árduo, algo perceptível a cada dia que entramos nas escolas e participamos de uma aula, de reuniões, de encontros pais e mestres, percebemos que é preciso paciência e acima de tudo ética para enfrentar o longo caminho que nos espera.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.