Resumo
O cuidar faz parte da prática educativa na primeira infância. Como os professores vão proceder com a febre e a escabiose, dentre outras doenças que surgem na escola infantil? O educador não tem a competência para atestar a doença nem de negar a permanecia da criança na escola. A problemática evidencia a necessidade de materializar os protocolos de cuidados compartilhados entre pais e educadores. O contexto da pesquisa é um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do m município de Natal/RN. Pontuamos como objetivo geral: Promover o cuidar compartilhado entre escola e família através dos protocolos de cuidados, como objetivos específicos: identificar as doenças que mais acometem as crianças no ambiente escolar, revisar os protocolos de cuidado compartilhado e Utiliza-los como instrumento para promover o cuidado compartilhado entre escola e família. A metodologia aplicada, foi a pesquisa-ação a partir dos estudos de Thiollent (2011), nos fundamentamos nos estudos de Boff (2008), Silva (2013) e BRASIL (2001), dentre outros. Concluímos esta pesquisa em andamento, reafirmando que é necessário resignificar o conceito de cuidar na creche e que os protocolos de cuidados compartilhados, é um dos instrumentos detonadores da problematização na creche para um cuidar em todas as suas dimensões.