BARALHO ORGÂNICO: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA QUÍMICA
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Dentre essas estratégias diversos autores têm destacando os jogos didáticos, por apoiar o professor, na transmissão dos conteúdos e propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a assimilar mais facilmente o assunto abordado. Diante do exposto o objetivo desta pesquisa é elaborar e avaliar o jogo “Baralho Orgânico” como um recurso didático no ensino de química orgânica. O presente trabalho foi desenvolvido com vinte alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada na Cidade de Areia - PB. Inicialmente os discentes que integram o projeto PIBID Química – CCA/UFPB confeccionaram o jogo Baralho Orgânico, utilizando os seguintes materiais: cartolinas cartão na cor branca, impressora jato de tinta, folhas de papel A4 para impressão de um guia de informações sobre o jogo, cola branca, tesoura e uma caixa de papelão reciclada. 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Além destes aspectos pode-se classificar este trabalho como uma pesquisa-ação tendo em vista que o mesmo ocorreu seguindo as etapas de planejamento, aplicação e avaliação de uma intervenção em pequena escala que utilizava uma nova estratégia de ensino. Diante dos resultados obtidos acreditamos que o jogo Baralho Orgânico pode ser um ótimo recurso didático para auxiliar o processo ensino e aprendizagem, já que todos os alunos o classificaram como ótimo ou bom e afirmaram que o mesmo aumentou seu interesse pelo conteúdo de química, contribuindo assim para se promover uma aprendizagem significativa." 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