Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS ORGÂNICOS, PERCEPÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15616
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 898
    "inscrito_id" => 5193
    "titulo" => "COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo promover a reutilização de resíduos orgânicos da Escola Municipal Centro Educacional Rio do Vento, localizada no Município de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte, por meio da construção de uma composteira. As atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre do ano de 2014, com alunos da turma de 8º ano, contando com o apoio do corpo administrativo e das merendeiras da escola. Após a aplicação de um questionário semiestruturado sobre a temática, foi feita a apresentação do projeto, enfatizando-se a destinação e tratamento adequado dos resíduos orgânicos; e ao mesmo tempo alertando para os problemas de saúde, ambientais e estéticos decorrente do descarte inadequado dos resíduos. Depois, em encontro fora de sala de aula, foi feita a escolha de um local para a construção da composteira, com participação ativa dos alunos. Assim, durante primeira semana foram realizadas as atividades de preparação do terreno, implantação da composteira e coleta de material orgânico fornecido pela cozinha da escola; isso no contraturno das aulas dos alunos envolvidos no projeto, a saber, no turno matutino. Após esse período, a composteira foi borrifada e a temperatura interna monitorada a cada três dias, durante um mês. Essas averiguações e registros da temperatura foram feitas sempre no fim da tarde, com a participação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS ORGÂNICOS, PERCEPÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5193_18082015010053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA WILZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA WILZA"
    "autor_email" => "wilza583@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15616
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 898
    "inscrito_id" => 5193
    "titulo" => "COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo promover a reutilização de resíduos orgânicos da Escola Municipal Centro Educacional Rio do Vento, localizada no Município de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte, por meio da construção de uma composteira. As atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre do ano de 2014, com alunos da turma de 8º ano, contando com o apoio do corpo administrativo e das merendeiras da escola. Após a aplicação de um questionário semiestruturado sobre a temática, foi feita a apresentação do projeto, enfatizando-se a destinação e tratamento adequado dos resíduos orgânicos; e ao mesmo tempo alertando para os problemas de saúde, ambientais e estéticos decorrente do descarte inadequado dos resíduos. Depois, em encontro fora de sala de aula, foi feita a escolha de um local para a construção da composteira, com participação ativa dos alunos. Assim, durante primeira semana foram realizadas as atividades de preparação do terreno, implantação da composteira e coleta de material orgânico fornecido pela cozinha da escola; isso no contraturno das aulas dos alunos envolvidos no projeto, a saber, no turno matutino. Após esse período, a composteira foi borrifada e a temperatura interna monitorada a cada três dias, durante um mês. Essas averiguações e registros da temperatura foram feitas sempre no fim da tarde, com a participação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS ORGÂNICOS, PERCEPÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5193_18082015010053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA WILZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA WILZA"
    "autor_email" => "wilza583@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho teve como objetivo promover a reutilização de resíduos orgânicos da Escola Municipal Centro Educacional Rio do Vento, localizada no Município de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte, por meio da construção de uma composteira. As atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre do ano de 2014, com alunos da turma de 8º ano, contando com o apoio do corpo administrativo e das merendeiras da escola. Após a aplicação de um questionário semiestruturado sobre a temática, foi feita a apresentação do projeto, enfatizando-se a destinação e tratamento adequado dos resíduos orgânicos; e ao mesmo tempo alertando para os problemas de saúde, ambientais e estéticos decorrente do descarte inadequado dos resíduos. Depois, em encontro fora de sala de aula, foi feita a escolha de um local para a construção da composteira, com participação ativa dos alunos. Assim, durante primeira semana foram realizadas as atividades de preparação do terreno, implantação da composteira e coleta de material orgânico fornecido pela cozinha da escola; isso no contraturno das aulas dos alunos envolvidos no projeto, a saber, no turno matutino. Após esse período, a composteira foi borrifada e a temperatura interna monitorada a cada três dias, durante um mês. Essas averiguações e registros da temperatura foram feitas sempre no fim da tarde, com a participação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.