Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HANNAH ARENDT E A CRISE NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, TEORIAS PEDAGÓGICAS, AUTORIDADE, AUTORIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Hannah Arendt refletiu sobre a educação afirmando que ela é um processo na vida humana que não está isenta dos acontecimentos do mundo público. Sendo acometida pela crise política que assolou a civilização ocidental na modernidade, a educação passou por vários processos de mudanças de teorias e práticas pedagógicas. Deste modo, a corrente pedagógica progressista que se espalhou pelos EUA nas décadas de 50 e 60 potencializou essa crise na educação quando colocou a criança no centro do processo educativo e incentivou a criação do próprio mundo da criança. Isso, portanto, preocupou a filósofa alemã que não hesitou em refletir sobre esse fenômeno. Essa crise que afetou não só o espaço político, mas o pré-político, família e escola, dispensou o legado da tradição e fez estremecer o conceito de autoridade, colocando em cheque o papel dos pais e dos professores na vida das crianças. A educação deve ter, portanto, a função de inserir as crianças, que são a promessa do novo, no mundo dos adultos que é um mundo pré-estabelecido.

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