O presente artigo buscou discutir diversos aspectos relacionados aos desafios enfrentados pela equipe multidisciplinar no ambiente escolar com estudantes disléxicos, em um contexto social que exalta a educação numa perspectiva inclusiva e de valorização das particularidades de cada estudante. Objetivando investigar os desafios educacionais enfrentados pela equipe multidisciplinar no ambiente escolar com estudantes disléxicos dos anos iniciais do ensino fundamental, verificar como os disléxicos são identificados no ambiente escolar, bem como, apontar estratégias pedagógicas que são utilizadas na prática de ensino de leitura e escrita para os disléxicos. Neste sentido, utilizamos a metodologia qualitativa, na abordagem da pesquisa de campo, dialogando com teóricos, procuramos encontrar elementos para responder a nossa pergunta de pesquisa. Os resultados revelaram que há falta de conhecimento dos educadores sobre a dislexia, dificuldades na identificação dos discentes disléxicos, falta de diagnóstico preciso dos alunos com dificuldades de aprendizagem e não há preparação da escola para atender as necessidades dos alunos disléxicos, e falta de cumprimento das leis que norteiam a inserção de todos as pessoas com necessidades especiais especificas. Percebe-se também que a dislexia causa uma desvantagem pedagógica, insegurança e interfere na autoimagem do disléxico. Dessa forma, concluímos que há necessidade de mudança de paradigmas para que a inclusão escolar seja realmente efetivada, e que os órgãos governamentais procure junto com a escola desenvolver Políticas Públicas para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade que atendam as dificuldades de aprendizagem de todos os estudantes que apresentam característica,também que os órgãos competentes colaborem com a equipe multidisciplinar dando assistência necessária nas escolas, para que juntos consigam beneficiar e ajudar todos aqueles que antes não eram inseridos nos sistemas de ensino, e assim contribuir com a proclamação da Inclusão escolar.