A ESCOLA NUM CONTEXTO DE MULTIDÃO E MULTIPLICIDADE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15118 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1033 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => "A ESCOLA NUM CONTEXTO DE MULTIDÃO E MULTIPLICIDADE" "resumo" => "A escola atual está convidada a lidar com a pluralidade de culturas e de sujeitos. Ela deve abrir espaços para a diferença, para o cruzamento de culturas, para os diversos personagens sociais, e oferecer uma educação que propicie a reflexão sobre as conexões plurais e as relações de poder no processo de hierarquização social. Assim, este artigo busca refletir sobre a Escola, num contexto de multidão e multiplicidade, enquanto espaço de inclusão capaz de potencializar os sujeitos socialmente segregados (a exemplo dos negros, homossexuais, camponeses e pobres). Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica-documental, à luz da literatura da metodologia científica. Por base teórica, destaca-se o termo “multidão”, para estabelecer um elo entre sujeitos socialmente excluídos e escola – território que demarca os indivíduos e os grupos sociais –, ao passo que a discussão se embasa no conceito de rizoma para expandir a discussão em relação à cultura na contemporaneidade. A pesquisa aponta para a necessidade de uma escola que privilegie o ser humano em sua singularidade e multiplicidade. No caso, torna-se profícua a (re)construção de novos sentidos para uma escola multifacetada, de convergências e divergências, de ambiguidades e incertezas, de identidade-relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, MULTIDÃO, MULTIPLICIDADE, PERSONAGENS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID5822_25082015164122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15118 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1033 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => "A ESCOLA NUM CONTEXTO DE MULTIDÃO E MULTIPLICIDADE" "resumo" => "A escola atual está convidada a lidar com a pluralidade de culturas e de sujeitos. Ela deve abrir espaços para a diferença, para o cruzamento de culturas, para os diversos personagens sociais, e oferecer uma educação que propicie a reflexão sobre as conexões plurais e as relações de poder no processo de hierarquização social. Assim, este artigo busca refletir sobre a Escola, num contexto de multidão e multiplicidade, enquanto espaço de inclusão capaz de potencializar os sujeitos socialmente segregados (a exemplo dos negros, homossexuais, camponeses e pobres). Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica-documental, à luz da literatura da metodologia científica. Por base teórica, destaca-se o termo “multidão”, para estabelecer um elo entre sujeitos socialmente excluídos e escola – território que demarca os indivíduos e os grupos sociais –, ao passo que a discussão se embasa no conceito de rizoma para expandir a discussão em relação à cultura na contemporaneidade. A pesquisa aponta para a necessidade de uma escola que privilegie o ser humano em sua singularidade e multiplicidade. No caso, torna-se profícua a (re)construção de novos sentidos para uma escola multifacetada, de convergências e divergências, de ambiguidades e incertezas, de identidade-relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, MULTIDÃO, MULTIPLICIDADE, PERSONAGENS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID5822_25082015164122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS SILVANO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSIAS BARROS" "autor_email" => "barrosjosias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }