GOMES, Veraildes Santos. Monitores: um desafio para gestão do programa mais educação. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16299>. Acesso em: 05/11/2024 16:01
Este artigo é parte de uma pesquisa que analisa a implementação e prática do Programa Mais Educação (PME), em duas escolas de ensino fundamental da rede pública de Ilhéus - BA. Nosso objetivo foi analisar o Programa Mais Educação, enquanto uma proposta de escola de tempo integral, implantada na rede pública Ilhéus em 2010 até 2014. E temos como objetivo apresentar uma análise documental sobre as atividades dos monitores no PME na rede pública de Ilhéus – BA como também as atividades desenvolvidas no ano de 2014. Considerando que o Programa Mais Educação é um programa do governo federal, iniciado em 2008 enquanto projeto piloto, e é considerado como programa que nasce com a função de induzir e ampliar a jornada escolar nas escolas públicas de educação básica brasileira. Nesta pesquisa descrevemos as propostas de atividades do monitor do Programa Mais Educação, iniciando com um breve histórico acerca do programa, identificando as atividades desenvolvidas nas escolas de Ilhéus, traçando um perfil destes monitores e a relação destas atividades com atividades do monitor, como também, descreveremos as estruturas pedagógicas e físicas das escolas pesquisadas, sob a ótica destes monitores. Assim podemos ter um retrato de como está estruturada as atividades do monitor na escola de tempo integral efetivada pelo PME.