Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES PERIGOSAS: GÊNERO E MERETRÍCIO NA MPB

Palavra-chaves: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, PROSTITUIÇÃO, DISCURSO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidade e Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16902
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1602
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "RELAÇÕES PERIGOSAS: GÊNERO E MERETRÍCIO NA MPB"
    "resumo" => "Este trabalho propõe-se a analisar a presença e o papel das ideologias na canção Folhetim, de Chico Buarque de Holanda. A composição faz parte da obra A Ópera do Malandro, encenada pela primeira vez em 1978, na qual se evidência o caráter ambíguo dos personagens, cujas ações são marcadas pela malandragem, astúcia e dissimilação. Não há lugar para estereótipos ou conceitos pré-fabricados. O ser humano, aqui, ocupa o teatro da vida despojado de seus “vícios”, que se convertem, por vezes, em atributos valorizados, contrariando o imaginário hegemônico. Deparamo-nos com homens e mulheres ardilosos, cônscios de seus lugares e discursos, capazes de questionar a realidade que os circundam. Rejeitam a passividade e agem sobre o outro, manipulando-o conforme suas necessidades. Mesmo os sujeitos que, aparentemente, poderiam ser considerados vítimas, como a prostituta, na realidade, não o são. Eis a problemática presente em nosso corpus. Imersa, historicamente, nas discussões políticas e sociais que circulavam nos últimos anos da década de setenta, sobretudo no tocante ao mercado do prazer, a peça buarquiana instaura um certo mal-estar ao delegar a voz àquela que, numa visão conservadora e determinista, habita, ainda em plena modernidade, o submundo do sexo. Em Folhetim, a prostituta nega os signos da desgraça e da desventura (há muito utilizados para justificar sua condição) e assume o desejo, o gozo e a satisfação de superar, no sexo ou por meio deste, o homem. Nossas investigações fundamentaram-se nos postulados operacionais da semântica lexical, especialmente os concernentes aos processos de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia, estabelecidos por BARBOSA (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, PROSTITUIÇÃO, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID116_07092015204031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO DE FRANÇA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "PROF. HERMANO"
    "autor_email" => "hermanorg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16902
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1602
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "RELAÇÕES PERIGOSAS: GÊNERO E MERETRÍCIO NA MPB"
    "resumo" => "Este trabalho propõe-se a analisar a presença e o papel das ideologias na canção Folhetim, de Chico Buarque de Holanda. A composição faz parte da obra A Ópera do Malandro, encenada pela primeira vez em 1978, na qual se evidência o caráter ambíguo dos personagens, cujas ações são marcadas pela malandragem, astúcia e dissimilação. Não há lugar para estereótipos ou conceitos pré-fabricados. O ser humano, aqui, ocupa o teatro da vida despojado de seus “vícios”, que se convertem, por vezes, em atributos valorizados, contrariando o imaginário hegemônico. Deparamo-nos com homens e mulheres ardilosos, cônscios de seus lugares e discursos, capazes de questionar a realidade que os circundam. Rejeitam a passividade e agem sobre o outro, manipulando-o conforme suas necessidades. Mesmo os sujeitos que, aparentemente, poderiam ser considerados vítimas, como a prostituta, na realidade, não o são. Eis a problemática presente em nosso corpus. Imersa, historicamente, nas discussões políticas e sociais que circulavam nos últimos anos da década de setenta, sobretudo no tocante ao mercado do prazer, a peça buarquiana instaura um certo mal-estar ao delegar a voz àquela que, numa visão conservadora e determinista, habita, ainda em plena modernidade, o submundo do sexo. Em Folhetim, a prostituta nega os signos da desgraça e da desventura (há muito utilizados para justificar sua condição) e assume o desejo, o gozo e a satisfação de superar, no sexo ou por meio deste, o homem. Nossas investigações fundamentaram-se nos postulados operacionais da semântica lexical, especialmente os concernentes aos processos de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia, estabelecidos por BARBOSA (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, PROSTITUIÇÃO, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID116_07092015204031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO DE FRANÇA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "PROF. HERMANO"
    "autor_email" => "hermanorg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho propõe-se a analisar a presença e o papel das ideologias na canção Folhetim, de Chico Buarque de Holanda. A composição faz parte da obra A Ópera do Malandro, encenada pela primeira vez em 1978, na qual se evidência o caráter ambíguo dos personagens, cujas ações são marcadas pela malandragem, astúcia e dissimilação. Não há lugar para estereótipos ou conceitos pré-fabricados. O ser humano, aqui, ocupa o teatro da vida despojado de seus “vícios”, que se convertem, por vezes, em atributos valorizados, contrariando o imaginário hegemônico. Deparamo-nos com homens e mulheres ardilosos, cônscios de seus lugares e discursos, capazes de questionar a realidade que os circundam. Rejeitam a passividade e agem sobre o outro, manipulando-o conforme suas necessidades. Mesmo os sujeitos que, aparentemente, poderiam ser considerados vítimas, como a prostituta, na realidade, não o são. Eis a problemática presente em nosso corpus. Imersa, historicamente, nas discussões políticas e sociais que circulavam nos últimos anos da década de setenta, sobretudo no tocante ao mercado do prazer, a peça buarquiana instaura um certo mal-estar ao delegar a voz àquela que, numa visão conservadora e determinista, habita, ainda em plena modernidade, o submundo do sexo. Em Folhetim, a prostituta nega os signos da desgraça e da desventura (há muito utilizados para justificar sua condição) e assume o desejo, o gozo e a satisfação de superar, no sexo ou por meio deste, o homem. Nossas investigações fundamentaram-se nos postulados operacionais da semântica lexical, especialmente os concernentes aos processos de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia, estabelecidos por BARBOSA (2006).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.