Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, RELATO DE EXPERIÊNCIA Pôster (PO) / Poster Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16798
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 2568
    "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2568_12082015144429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PHELLIP FERNANDEZ NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PHELLIP"
    "autor_email" => "phellip.lc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16798
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 2568
    "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2568_12082015144429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PHELLIP FERNANDEZ NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PHELLIP"
    "autor_email" => "phellip.lc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.