PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16798 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 2568 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2568_12082015144429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHELLIP FERNANDEZ NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PHELLIP" "autor_email" => "phellip.lc@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16798 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 2568 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2568_12082015144429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHELLIP FERNANDEZ NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PHELLIP" "autor_email" => "phellip.lc@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }