Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16631
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "O exercício do psicólogo nas escolas deve ter como finalidade a execução de seus saberes teóricos, técnico e práticos, acompanhando de um olhar que compreenda o aluno, a família, a instituição e a sociedade. Competindo assim, a função de desenvolver dentro várias atividades o de orientação vocacional e profissional. Desse modo, objetiva-se investigar junto a uma escola pública quais os tipos de atividades de orientação profissional são desenvolvidas com os alunos. Para tanto, foi aplicado uma entrevista estruturada com a psicóloga da instituição, buscando investigar a atuação e a percepção dela diante da orientação profissional no contexto escolar. Os dados coletados foram tratados de maneira qualitativa, analisando as respostas da entrevista. Durante a pesquisa foi possível perceber fatores que merecem ser discutidos, são eles: mesmo a escola tendo psicólogo o serviço de orientação profissional não é desenvolvida de forma sistemática, a orientação profissional é feita de forma individual e de acordo com que a demanda chega até o psicólogo; outro fator que chamou atenção foi que as modalidades de ensino que mais procuram os serviços são do ensino superior e não do ensino médio, e em suas perspectivas quem mais tem influência no processo de escolha é família. Diante dos dados obtidos através da entrevista com o profissional de psicologia ficou evidenciada a importância da orientação vocacional e profissional, seja em instituições públicas ou privadas, no entanto sabe-se que a realidade não condiz com o que seria ideal, contudo é importante destacar o fundamental papel desse serviço de orientação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID138_10092015000131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MAÍSA MACIEL GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA MACIEL"
    "autor_email" => "mayza_maciel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16631
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "O exercício do psicólogo nas escolas deve ter como finalidade a execução de seus saberes teóricos, técnico e práticos, acompanhando de um olhar que compreenda o aluno, a família, a instituição e a sociedade. Competindo assim, a função de desenvolver dentro várias atividades o de orientação vocacional e profissional. Desse modo, objetiva-se investigar junto a uma escola pública quais os tipos de atividades de orientação profissional são desenvolvidas com os alunos. Para tanto, foi aplicado uma entrevista estruturada com a psicóloga da instituição, buscando investigar a atuação e a percepção dela diante da orientação profissional no contexto escolar. Os dados coletados foram tratados de maneira qualitativa, analisando as respostas da entrevista. Durante a pesquisa foi possível perceber fatores que merecem ser discutidos, são eles: mesmo a escola tendo psicólogo o serviço de orientação profissional não é desenvolvida de forma sistemática, a orientação profissional é feita de forma individual e de acordo com que a demanda chega até o psicólogo; outro fator que chamou atenção foi que as modalidades de ensino que mais procuram os serviços são do ensino superior e não do ensino médio, e em suas perspectivas quem mais tem influência no processo de escolha é família. Diante dos dados obtidos através da entrevista com o profissional de psicologia ficou evidenciada a importância da orientação vocacional e profissional, seja em instituições públicas ou privadas, no entanto sabe-se que a realidade não condiz com o que seria ideal, contudo é importante destacar o fundamental papel desse serviço de orientação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID138_10092015000131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MAÍSA MACIEL GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA MACIEL"
    "autor_email" => "mayza_maciel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O exercício do psicólogo nas escolas deve ter como finalidade a execução de seus saberes teóricos, técnico e práticos, acompanhando de um olhar que compreenda o aluno, a família, a instituição e a sociedade. Competindo assim, a função de desenvolver dentro várias atividades o de orientação vocacional e profissional. Desse modo, objetiva-se investigar junto a uma escola pública quais os tipos de atividades de orientação profissional são desenvolvidas com os alunos. Para tanto, foi aplicado uma entrevista estruturada com a psicóloga da instituição, buscando investigar a atuação e a percepção dela diante da orientação profissional no contexto escolar. Os dados coletados foram tratados de maneira qualitativa, analisando as respostas da entrevista. Durante a pesquisa foi possível perceber fatores que merecem ser discutidos, são eles: mesmo a escola tendo psicólogo o serviço de orientação profissional não é desenvolvida de forma sistemática, a orientação profissional é feita de forma individual e de acordo com que a demanda chega até o psicólogo; outro fator que chamou atenção foi que as modalidades de ensino que mais procuram os serviços são do ensino superior e não do ensino médio, e em suas perspectivas quem mais tem influência no processo de escolha é família. Diante dos dados obtidos através da entrevista com o profissional de psicologia ficou evidenciada a importância da orientação vocacional e profissional, seja em instituições públicas ou privadas, no entanto sabe-se que a realidade não condiz com o que seria ideal, contudo é importante destacar o fundamental papel desse serviço de orientação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.