Analisando a bibliografia existente e o contexto atual do ensino quanto a provas e demonstrações é perceptível o déficit de seu uso nas aulas de Matemática da educação básica. Inquietos com esta problemática, discutimos de forma colaborativa com a equipe Provas e Demonstrações Matemáticas do projeto em rede Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), entre as Instituições UFMS/UEPB/UFAL, núcleo UEPB, alternativas de um currículo programático que venha a incentivar de maneira mais forte e convincente esse uso. A pesquisa será realizada com professores e alunos da educação básica analisando de forma cautelosa junto à equipe como melhor alocamos as atividades para induzir e despertar o interesse dos alunos em argumentar suas respostas, fomentando assim o pensamento lógico dos alunos. Contudo, buscaremos entender e incentivar os currículos atuais de forma a abrir espaço para uma nova visão da Matemática, na qual o aluno estará a desenvolver o poder argumentativo e suas habilidades de provar, demostrar e verificar suas próprias afirmações matemáticas.