Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: PIBID, INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de línguas estrangeiras
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16615
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 703
    "titulo" => "OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA16_ID703_15082015002746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TOM"
    "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16615
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 703
    "titulo" => "OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA16_ID703_15082015002746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TOM"
    "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.