A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB.