OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16615 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 703 "titulo" => "OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "PIBID, INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA16_ID703_15082015002746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TOM" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16615 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 703 "titulo" => "OFICINA DE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A IRLANDA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A prioridade constante do ensino exclusivamente gramatical nas aulas de língua inglesa (LI) acaba muitas vezes por impedir a abordagem da cultura de países anglófonos nas escolas públicas. Em muitos contextos escolares, a diversidade cultural passa tão despercebida que chega a ser tratada como se não existisse. Ao tomarmos como referência o conhecimento prévio do aluno sobre “cultura de língua inglesa” observamos que independente da série/ano escolar, a carência em relação aos aspectos culturais é notória. A falta do contexto cultural em sala de aula é tão marcante quanto a sua importância. E esse fato vem mobilizando o ensino de inglês a ampliar os horizontes e perspectivas sobre as questões do ensino voltado à cultura. Assim, analisando a escassez de abordagens referentes aos aspectos culturais no contexto escolar, propusemos a oficina intitulada: “Um olhar sobre a Irlanda nas aulas de língua inglesa”, na intenção de demonstrar uma das inúmeras possibilidades de se abordar tradição, costumes e aspectos culturalmente marcantes de países que possuem a língua inglesa como língua materna, além de expor os alunos a novas visões de mundo. O presente trabalho é um relato de experiência da oficina citada anteriormente, durante uma semana de atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Inglesa, do Campus III da UEPB, e visa apresentar como a abordagem cultural nas aulas de LI pode ser proveitosa, criando-se assim, alunos conscientes de seu papel social enquanto cidadãos do mundo. Para a realização desta oficina, foram necessárias três horas/aula, aplicada em uma turma de 6º ano, com 16 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira – PB." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "PIBID, INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA16_ID703_15082015002746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TOM" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }