Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa Observatório de Ensino-Aprendizagem, e tem como tema o processo de evasão/permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (EMI) do Câmpus Restinga do IFRS. Segundo a Organização Didática da instituição, considera-se evasão quando o estudante não renova a matrícula por dois períodos letivos consecutivos, caracterizando então, o abandono de curso. A partir de dados levantados pretende-se analisar a trajetória acadêmica dos estudantes de modo a observar as particularidades e semelhanças nos percursos que os levam a permanecer ou a abandonar a instituição. Atualmente o Câmpus Restinga oferta dois Cursos Técnicos para o EMI (Informática para Internet e Eletrônica), ambos têm duração de quatro anos. Toma-se como objeto de análise os estudantes de EMI que ingressaram nos anos de 2011 e 2012 nestes dois cursos. Como resultado parcial, foi possível observar a situação atual dos estudantes no que diz respeito ao vínculo com a instituição. A metodologia utilizada foi a análise quantitativa sobre cada turma em cada ano. Com base no número de estudantes ingressantes em cada processo seletivo, eles foram separados da seguinte forma: desligados (evadidos, transferidos ou desistentes), formados e matriculados, segundo a situação atual de cada estudante que consta no Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). Percebeu-se nesta primeira análise, um maior número de desligamentos no curso de Eletrônica. E ainda que o número de estudantes formados seja muito próximo entre os dois cursos, é possível destacar que há uma desistência menor no curso de Informática. Como a pesquisa ainda está em andamento, os próximos passos procurarão dar conta de uma análise qualitativa, a partir dos seguintes aspectos que podem intervir no processo de evasão/permanência estudantil: a- ingresso do estudante (com foco nas reservas de vagas solicitadas); b- aproveitamento escolar; c- local e condições de moradia; d- condições de transporte; e- auxílio estudantil e f- categoria administrativa das escolas (públicas ou privadas) onde os estudantes realizaram o ensino fundamental. Dentro destes aspectos pretende-se montar uma análise tanto dos estudantes que permanecem, como dos que evadem ou encontram-se em processo de evasão. A pesquisa pretende ainda auxiliar no acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade em relação à evasão.