Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: LEITURA, LÚDICO, INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16228
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 3232
    "titulo" => "LEITURA E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "este artigo tem como objetivo discutir a proposta de trabalho realizado no estágio supervisionado II, na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura na cidade de Patu/RN, cuja temática é: “Leitura e ludicidade: uma proposta interdisciplinar”. Vale destacar que este estudo foi realizado em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental II da escola. Para tanto, como procedimento metodológico utilizamos de observação de sala de aula, questionário destinado à professora colaboradora de estágio, aplicação de atividades lúdicas na fase da regência, para posteriormente analisarmos os dados. A escolha por essa metodologia deveu-se ao fato de na fase da observação percebermos a necessidade de implementação de metodologia significativa para as crianças, de modo que elas se sentissem os protagonistas da produção do conhecimento. Para respaldar teoricamente este trabalho recorremos a alguns teóricos como: Elias (2007), que discute sobre as variadas maneiras de ver a leitura, (2009), Cosson (2007), Cunha (2004) que dialoga que o brincar é a forma mais natural de uma criança agir e expressar-se, dentre outros. Por fim, podemos dizer que este trabalho, serviu-nos de reflexo e reflexão sobre a importância do trabalho com a leitura e o lúdico em sala de aula. E que faz-se necessário que a professora instigada procure desenvolver o lúdico em sua pratica pedagógica, sob pena de não conseguir que seus alunos se interessem pelo conhecimento trabalhado em sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3232_30062015165738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA LUZ"
    "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16228
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 3232
    "titulo" => "LEITURA E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "este artigo tem como objetivo discutir a proposta de trabalho realizado no estágio supervisionado II, na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura na cidade de Patu/RN, cuja temática é: “Leitura e ludicidade: uma proposta interdisciplinar”. Vale destacar que este estudo foi realizado em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental II da escola. Para tanto, como procedimento metodológico utilizamos de observação de sala de aula, questionário destinado à professora colaboradora de estágio, aplicação de atividades lúdicas na fase da regência, para posteriormente analisarmos os dados. A escolha por essa metodologia deveu-se ao fato de na fase da observação percebermos a necessidade de implementação de metodologia significativa para as crianças, de modo que elas se sentissem os protagonistas da produção do conhecimento. Para respaldar teoricamente este trabalho recorremos a alguns teóricos como: Elias (2007), que discute sobre as variadas maneiras de ver a leitura, (2009), Cosson (2007), Cunha (2004) que dialoga que o brincar é a forma mais natural de uma criança agir e expressar-se, dentre outros. Por fim, podemos dizer que este trabalho, serviu-nos de reflexo e reflexão sobre a importância do trabalho com a leitura e o lúdico em sala de aula. E que faz-se necessário que a professora instigada procure desenvolver o lúdico em sua pratica pedagógica, sob pena de não conseguir que seus alunos se interessem pelo conhecimento trabalhado em sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3232_30062015165738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA LUZ"
    "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

este artigo tem como objetivo discutir a proposta de trabalho realizado no estágio supervisionado II, na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura na cidade de Patu/RN, cuja temática é: “Leitura e ludicidade: uma proposta interdisciplinar”. Vale destacar que este estudo foi realizado em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental II da escola. Para tanto, como procedimento metodológico utilizamos de observação de sala de aula, questionário destinado à professora colaboradora de estágio, aplicação de atividades lúdicas na fase da regência, para posteriormente analisarmos os dados. A escolha por essa metodologia deveu-se ao fato de na fase da observação percebermos a necessidade de implementação de metodologia significativa para as crianças, de modo que elas se sentissem os protagonistas da produção do conhecimento. Para respaldar teoricamente este trabalho recorremos a alguns teóricos como: Elias (2007), que discute sobre as variadas maneiras de ver a leitura, (2009), Cosson (2007), Cunha (2004) que dialoga que o brincar é a forma mais natural de uma criança agir e expressar-se, dentre outros. Por fim, podemos dizer que este trabalho, serviu-nos de reflexo e reflexão sobre a importância do trabalho com a leitura e o lúdico em sala de aula. E que faz-se necessário que a professora instigada procure desenvolver o lúdico em sua pratica pedagógica, sob pena de não conseguir que seus alunos se interessem pelo conhecimento trabalhado em sala de aula

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.